A recolocação no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente para quem tem mais de 60 anos. Estudo realizado pela Ernst & Young e a agência Maturi aponta que 78% das empresas pesquisadas têm restrições em contratar pessoas acima de 60 anos.
No entanto, muitas vezes o vaor que os idosos recebem de aposentadoria é baixo demais perto das necessidades. É o caso da Vitória Martônio, 64 anos, que é aposentada mas precisa de outra fonte de renda. Ela afima que o valor que recebe do benefício não é o suficiente para pagar as contas do mês.
Nos dois últimos anos a aposentadada participou de dois processos seletivos, mas não teve retorno das empresas.
Esse é o mesmo problema enfrentado por Antonio Carlos Leonello, 60 anos, ele afirma que precisou se requalificar para ter mais chances no mercado de trabalho. O aposentado já trabalhou como segurança em prédios e estacionamento, recentemente fez curso de cuidador de idosos.
O especialista em Recursos Humanos, Marcos Tonin, orienta o candidato a buscar qualificação constante. No entanto, alguns idosos sentem vergonha em frequentar uma sala de aula, devido ao preconceito.