A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), encerra nesta quarta-feira (06/09) às 17h, o período de inscrições do Vestibular 2024. Segundo a instituição a oferta de vagas é de 2.540 para 69 cursos de graduação.
De acordo com a Comvest (Comissão Organizadora do Vestibular), o candidato deve preencher um formulário no site e pagar taxa de R$ 192 até 8 de setembro caso não seja isento.
Inicialmente, a universidade previa finalizar o prazo em 31 de agosto, mas depois ampliou em uma semana. A 1ª fase será em 29 de outubro, e a 2ª etapa está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro.
Segundo a Unicamp, a expectativa é que 65 mil estudantes inscritos realizem a prova.
Mudanças
Este ano a universidade mudou uma das cidades que recebe a aplicação da prova. Americana foi incluída no lugar de Santa Bárbara D’Oeste.
Na primeira fase, pela primeira vez passam a ser aplicadas seis questões de Sociologia e de Filosofia, sendo três de cada disciplina. Já o número de questões das disciplinas de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês será reduzido de 8 para 7 em cada uma. O número de questões de Língua Portuguesa/Literaturas e de Matemática não será alterado, permanecendo 12 de cada disciplina.
Já na segunda fase, haverá alteração nas questões do segundo dia de provas: os candidatos aos cursos de carreiras de Humanas/Artes e de Biológicas/Saúde farão menos questões de Matemática, que passam de seis para quatro. Haverá a inclusão de duas questões de Filosofia/Sociologia para a área de Humanas e de mais duas questões de Biologia para a área de Biológicas. Não haverá mudanças no primeiro dia de provas da segunda fase.
O número total de questões tanto na primeira fase como na segunda fase não será alterado, mantendo-se 72 questões de múltipla escolha na primeira etapa, e um total de 30 questões e uma Redação na segunda fase.
Entre outras mudanças, a Comvest criou um aplicativo gratuito, para que os estudantes possam ser alertados sobre a prova.