A fé e o amor por Nossa Senhora do Monte Serrat arrastaram milhares de pessoas para o Centro de Santos nesta sexta-feira (08/09). Segundo a prefeitura, cerca de sete mil pessoas participaram das festividades da padroeira da cidade. A concentração ocorreu na Praça Patriarca José Bonifácio, que virou um ‘santuário’ a céu aberto.
O calor da casa dos 34ºC esteve presente, mas ainda assim, o público não arredou pé e fez questão de prestigiar as missas, especialmente a missa campal. Depois da celebração, os devotos acompanharam a saída da santa da Catedral, carregada pelo prefeito Rogério Santos (PSDB) e os agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) até o palco montado na praça para a realização da missa campal.
A celebração em louvor a Nossa Senhora foi presidida pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa. Durante uma hora e meia, os fiéis ouviram as palavras do bispo, que destacou a bondade e a figura de Nossa Senhora como mães de todos e, ainda, agradeceu a intercessão de Nossa Senhora na vida dos santistas e as bênçãos concedidas por ela a todos os cidadãos. “É um sinal do instrumento de amor e presença de Deus”.
O prefeito também agradeceu à Padroeira durante sua participação na missa campal. “Temos de agradecer. Nossa Senhora está sempre protegendo a cidade de Santos. E seja nos momentos de alegria ou nos momentos mais difíceis, é a fé que move o santista. E a nossa Padroeira sempre está unindo o coração de todos em prol da melhoria de vida de todos nós”.
Homenagem na procissão
Após a missa, a procissão ganhou as ruas da região central. A imagem foi conduzida pelo Exército. Os fiéis entoaram cânticos e rezaram ao percorrerem o trajeto em direção à Praça Mauá. Foram aproximadamente 40 minutos de mais emoção.
A procissão seguiu até a Prefeitura, onde ocorreu a renovação da Consagração da Cidade à Nossa Senhora, que se tornou mais um momento especial das festividades.
O prefeito entregou o Diploma e a Medalha José Bonifácio de Andrada e Silva, a mais alta honra concedida pelo Município, à Diocese de Santos em razão da comemoração do centenário da instituição. Após as homenagens, a imagem de Nossa Senhora retornou ao Santuário, no alto do Monte Serrat.
Na subida ao monte, cenas de superação, devoção, desafio, fé e muita oração. Tudo até a chegada ao topo, onde os fieis puderam contemplar a cidade vista do alto, além de aproveitar a praça de alimentação.