Santos realiza obras de drenagem e contenção no Morro da Caneleira

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Mais um morro de Santos vai contar com obras de drenagem e contenção de encosta. As intervenções da vez serão no Morro da Caneleira, especialmente na encosta próxima à Rua das Pedras, em frente à quadra poliesportiva. De acordo com a administração, a ideia é garantir mais segurança para os moradores e visitantes do local.

As obras de contenção e drenagem serão realizadas pela Geologus Engenharia Ltda, cujo extrato de contrato foi publicado na edição de segunda-feira (18) do Diário Oficial. As intervenções têm prazo de execução de seis meses, a partir da data da Ordem de Serviço, a ser emitida pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) nos próximos dias.

O trabalho engloba um sistema de drenagem superficial com 185m de valetas, 82m de escada hidráulica e 16m de canaletas em concreto, além de contenção em solo grampeado, a ser revestido com concreto armado projetado (lançado).

Fases da obra

Os trabalhos começarão com a limpeza e preparo de 1.749,93m² da encosta, seguindo-se regularização manual de 1.370m² de taludes, de acordo com o engenheiro civil Ronald Santos Lima, chefe do Departamento de Infraestrutura.

“Serão utilizados 6.247m de barras de ferro para o grampeamento do solo e outros 1.249m para rocha, que fixarão uma armadura em tela de aço, com 3.452 quilos”, afirmou, adiantando que o local receberá 200m² de painel de alta absorção de energia contra queda de rochas, formado por tela com reforço de cabos de aço. A previsão é de execução de 625 furos de aproximadamente 12m de profundidade, para inserção das barras de ferro no solo grampeado, a ser revestido com concreto armado projetado em 1.370m².

Conforme o engenheiro, também serão instalados 220m de drenos horizontais profundos para retirar o excesso de água do interior e aliviar a pressão sobre o talude. Para completar, haverá preparação de 1.049,25m², área que receberá grama em placas, proteção superficial que, por reduzir a infiltração de água no solo, minimiza a ocorrência de processos erosivos.

A Prefeitura ainda conta com duas frentes de trabalho para estabilização de encosta no Morro José Menino (Rua Pedro Borges Gonçalves e entre a linha do VLT e a Rua 1). Já foram concluídos trabalhos semelhantes em seis área do Morro São Bento: entre as ruas Santa Valéria e Santa Marta; Rua São Roque e Av. São Cristóvão, 1.378, e em três pontos da Av. Santo Antônio do Valongo – próximo à escadaria São Domingos, nas imediações do acesso à Rua São João e em frente ao número 352.

As obras no Morro da Caneleira, próximo à Rua das Pedras, representam um investimento da ordem de R$ 4.284.546,82, recursos provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), linha de financiamento do governo federal voltado aos municípios, estados e Distrito Federal.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS