Ministro Sílvio Costa confere as obras do Parque Valongo de Santos

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho esteve em Santos para dois compromissos nesta quinta-feira (21/09). Primeiro ele assinou termos de obras voltados ao Porto de Santos. E depois foi conferir o andamento das obras do futuro Parque Valongo.

Junto com o prefeito Rogério Santos (PSDB), o ministro participou dos atos oficiais na Sala Princesa Isabel, que fica dentro do Paço Municipal e em seguida, foi ao Cais do Valongo, conferir a realização das obras do futuro Parque do Valongo.

Entre os antigos armazéns 4 ao 6, serão implantados espaços de lazer, turismo e cultura. Além disso, a primeira etapa do projeto terá o restauro e revitalização do armazém. A previsão é que os serviços sejam finalizados em julho de 2024.

O prefeito Rogério Santos deu detalhes sobre a obra. “Teremos remoção de parte do telhado e das estruturas, concretagem de pisos e, dessa forma, a possibilidade de colocação de equipamentos, como a fonte interativa para as crianças, roda gigante, os jardins, toda a parte de paisagismo e os atracadouros que serão de mirante para a população ver um belíssimo pôr do sol, mas também para receber pequenas embarcações para frequentar os restaurantes do Parque Valongo”.

Já o ministro destacou a importância do Parque Valongo como um grande atrativo a ser erguido no Município. “Este parque tem um simbolismo especial para a Cidade e toda a região. É um equipamento que vai trazer a população para vivenciar o porto de fato, com equipamentos de lazer, bares, restaurantes e áreas públicas. Será muito importante para  o turismo de lazer e de negócios”.

Além destes locais, o ministro também conheceu os outros espaço, onde o novo terminal de cruzeiros será construído, após a finalização do Parque Valongo. O equipamento promete dar um impulso no turismo da cidade e da Baixada Santista, agregando os espaços turísticos, como os museus Pelé, do Café e demais atrações.

O investimento para a implantação do terminal de cruzeiros será graças ao montante de R$ 23,7 milhões provenientes do Trimmc firmado com a empresa BTP (Brasil Terminal Portuário). O valor vai ser responsável pelo restauro e revitalização dos armazéns 1, 2, 3, além da Casa de Pedra e servem para compor o Parque Valongo.

Segundo a prefeitura, ainda é necessário aguardar a cessão destes armazéns, por parte da Autoridade Portuária de Santos (APS), para a extensão do Parque Valongo.

Após a visita, Sílvio Costa seguiu em direção ao Guarujá, onde foi para à Base Aérea. Lá, conheceu o espaço onde será implantado o futuro Aeroporto Civil Metropolitano e deu autorização para o início das obras na Avenida Perimetral.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS