Nesta quarta-feira (27), um temporal causou estragos em diversas cidades da região. Em Pindamonhangaba, o portal da cidade ficou completamente destruído. Em Taubaté, Caçapava e São José dos Campos, árvores foram derrubadas por fortes ventos e houve queda de energia em alguns bairros dos municípios.
Leia mais notícias da região aqui
Veja os estragos causados pelo temporal em Pinda, Taubaté, Caçapava e São José:
Pindamonhangaba
Os ventos em Pinda chegaram a 100 km/h e acabou levando o portal da cidade. A estrutura foi totalmente destruída pela ventania. Por conta disso, desde às 18h30 de ontem, a entrada que dá acesso a cidade pela Avenida do Bom Sucesso ficou totalmente interditada. A estrada foi totalmente liberada no começo da madrugada de hoje.
Além disso, a Defesa Civil recebeu diversos chamados, entre eles a queda de uma árvore sobre um carro, no bairro Cidade Jardim, sem vítimas.
Taubaté
Taubaté também foi atingida pelas fortes chuvas, acompanhada de ventos e granizo, por volta das 17h20 da tarde de ontem. A ventania chegou a atingir 90km/h, de acordo com dados fornecidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Já o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) informou que o volume de chuva chegou a 13,4 mm.
No total, 12 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil, como destelhamento de uma residência no bairro Jardim dos Estados, queda de muro de um condomínio no bairro do Barreiro, destelhamento de três escolas municipais nos bairros Fazendinha, Jardim América e Sonia Maria, quedas de árvores nos bairros Parque Aeroporto, Parque Três Marias, Itaim, Jardim Sandra Maria, Centro e Morada dos Nobres, que causaram interdição nas vias e queda de energia em alguns desses bairros. Além disso, uma van escolar ficou atolada na Estrada Municipal do Una.
Por conta dos estragos causados pela tempestade, a Prefeitura suspendeu as aulas do período da manhã em cinco escolas do município, sendo elas: Emei Fazendinha, Emef Luiz Augusto, Emef. Monjolinho, Peej Jardim América e Emef Sonia Maria.
Caçapava
Um posto de combustível teve o teto derrubado pela força do vento em Caçapava. A ventania também derrubou árvores e galhos em diversos bairros da cidade, foram cerca de 15 ocorrências registradas pela Defesa Civil de Caçapava.
Além disso, quatro ocorrências de queda de estruturas foram registradas no município, como queda de telhado, desabamento e movimentação de estrutura de casas e comércios. A rede elétrica de quatro bairros de Caçapava também foi afetada por queda de postes e placas.
A chuva de granizo que atingiu a cidade afetou cerca de 18 casas, deixando possíveis desabrigados e desalojados no bairro Santa Luzia.
São José dos Campos
A Prefeitura de São José dos Campos informou que a chuva com rajadas de vento ocorrida no final da tarde, desta quarta-feira (27), causou a queda de várias árvores e galhos em diversos bairros da cidade. Em alguns casos, a fiação elétrica foi comprometida e faltou energia em alguns pontos.
Até agora foram registradas quedas e árvores e galhadas nas Travessas do Jaguari, altura da Vila Sinhá e outra na Vila Dirce, na Estrada SP-50 na Vila Paiva, Estrada Juca de Carvalho, Estrada Pedro Moacir de Almeida, no Alto da Ponte e nos bairros: Vila Tesouro, Jd Copacabana, Jd Olímpia, Jd Ipê, Jd Paraíso, Vila Leila, Jd das Flores, Água do Canindú, Urbanova e Chácaras Havaí.
A chuva ocorrida nesta manhã também causou a queda de 10 árvores e galhos em Eugênio de Melo, na região leste da cidade. Não houve vítimas. Conforme a Defesa Civil, a rajada máxima de vento foi de 40 km/h.
Foram quatro árvores caídas no Jardim das Flores (uma delas fechou a via pública e impediu a entrada e saída de um imóvel), outras quatro na entrada do bairro Ronda, uma no poliesportivo (que atingiu a pista de skate) e outra na Rua Nelson D’Ávila (no distrito), que atingiu duas casas.
A EDP informou que o forte temporal também causou queda de energia em diversos bairros de São José, os mais afetados foram Jardim Limoeiro, Alto da Ponte, Vila Tesouro, Jardim Satélite, Galo Branco, Vila Sinhá e Jardim Ismênia.
Já em Jacareí, os bairros com maior número de clientes atingidos que ficaram sem energia foram Terras de Santa Helena, Chácaras Guararema, Parque Imperial, Residencial Parque dos Lagos Dourados e Bandeira Branca.
*atualizado por Julia Lopes