A partir deste sábado (30/09), crianças e adolescentes de até 15 anos terão de ser imunizados. Começa a campanha nacional de multivacinação e as cidades da Baixada Santista já divulgaram a programação e os locais onde as vacinas serão aplicadas.
Segundo o Ministério da Saúde, estarão disponíveis todas as vacinas da rotina obrigatória, como a influenza (gripe) e Covid-19. Para receber os imunizantes, o público-alvo deve comparecer aos postos do Município com a carteira de vacinação e cartão SUS (se possuir), acompanhados dos pais ou responsáveis.
O público deve comparecer nas policlínicas ou demais unidades de saúde para receberem os imunizantes e desta forma evitar a proliferação destas doenças. O prazo da campanha vai até 31 de outubro.
Santos
Segundo a prefeitura, a imunização ocorre no sábado, das 9 às 15h30 e estarão abertas as unidades Piratininga (Praça João de Moraes Chaves s/nº), Rádio Clube (Avenida Hugo Maia s/nº) e São Jorge/Caneleira (Rua Francisco Ferreira Canto, 351), na Zona Noroeste; Caruara (Rua Andrade Soares s/nº), na Área Continental; Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607), na Orla; Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), na região Central; Marapé (Rua São Judas Tadeu, 115) e Santa Maria (Rua 10 s/nº), nos Morros.
As unidades Caruara, Marapé, Piratininga, Rádio Clube e Vila Mathias oferecem as doses das vacinas Pfizer Baby e Pfizer Pediátrica contra a covid-19, aplicadas em crianças de 6 meses a menores de 12 anos.
De segunda a sexta, a campanha Multivacinação ocorre em todas as unidades, das 8 às 16h. Quem tem dúvidas sobre a situação vacinal deve procurar qualquer policlínica para esclarecimento e realizar a aplicação de alguma eventual dose em atraso. O calendário nacional de vacinação está disponível para consulta no site do Ministério da Saúde.
São Vicente
A prefeitura informou que a campanha começa no posto do Brisamar Shopping, que funciona no sábado (30), das 10h às 19h e segue a partir de segunda-feira (2) em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Estratégias de Saúde da Família (ESF). Os postos aplicarão todas as vacinas, das 9h às 16h30.
A iniciativa do Governo Federal, que a Secretaria de Saúde apoia e segue as diretrizes, busca ampliar o número de vacinados e impedir a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil.
A secretária da Saúde, Michelle Santos, enfatiza que a realização da Campanha é um ato de responsabilidade com a saúde pública e que as vacinas representam uma das maiores conquistas da medicina, prevenindo uma grande variedade de doenças.
“Essa ação de multivacinação não apenas protege os indivíduos, mas também contribui para a imunidade coletiva. Além disso, a atualização do calendário vacinal é uma oportunidade valiosa para educar a população sobre a importância da vacinação, garantir que todos estejam protegidos contra doenças evitáveis e promove uma comunidade mais saudável e resistente a surtos de enfermidades. É um ato de cuidado consigo mesmo e com os outros, e deve ser encorajado e apoiado por todos nós”.
Além dos pontos fixos, a Sesau disponibilizará mais dois postos móveis de vacinação, que ficarão alocados na Área Insular da Cidade.
Um deles será no Complexo Esportivo Beija-Flor, que recentemente foi reinaugurado após passar por uma revitalização completa. Os profissionais de saúde estarão presentes no equipamento, que fica na Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 233, no bairro Vila Margarida, das 9h às 16h.
O outro posto móvel será montado no Pão de Açúcar, que está localizado na Avenida Presidente Wilson, 136 – 176. A vacinação neste local também acontece das 9h às 16h.
Bertioga
Na cidade, a administração informou que a campanha, além dos dias convencionais, a cidade também contará com datas especiais, no dia 7 de outubro, das 9h às 16h, será realizado o Dia D, com ponto extra no Departamento de Vigilância em Saúde. No dia 21, o posto extra será realizado no Centro Especializado em Saúde da Mulher.
De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde, Marly Inês dos Reis, a multivacinação prosseguirá na Cidade após o fim da campanha. Na cidade, as Estratégias de Saúde da Família, as Unidades Básicas de Saúde, o Departamento de Vigilância em Saúde e o Centro Especializado em Saúde da Mulher estarão mobilizados.
“As vacinas seguirão disponíveis de segunda a sexta-feira, em todas as UBSs e ESFs do Município, a fim de atualizar a carteira de vacinação destes grupos e, desta forma, contribuir para o aumento da cobertura vacinal das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.
Praia Grande
A prefeitura informou que a imunização no município ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, nas Unidades de Saúde da Família (Usafas). Aos sábados, domingos e feriados, a vacinação é feita no Cemas (Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais – Rua Thomé de Souza, 1.313, Bairro Aviação), das 9 às 15 horas.
Mas para este domingo (1º), haverá também uma ação especial no Parque da Cidade. Das 9 às 15 horas ocorrerá o Dia D Municipal de Conscientização da Vacinação, com a oferta de todas as vacinas do calendário, além de atrações culturais para as crianças.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de manter atualizada a caderneta de vacinação com as vacinas de rotina. O Parque da Cidade fica na Rua José Bonifácio, ao lado do Terminal Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo.
Guarujá
A administração informou que a campanha deste sábado vai funcionar das 8 às 17 horas, em três postos da rede municipal: unidades básicas (UBSs) Morrinhos e Pae Cará, além da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Cidade Atlântica.
Na ação, os munícipes poderão buscar pelas doses do calendário vacinal contra sarampo, caxumba, rubéola, tuberculose, pneumonia, meningite, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite e hepatite B. É necessário levar carteirinha de vacinação e documento com foto. Para a data, estão programadas atividades lúdicas, de lazer, cidadania e de beleza.
Já durante a semana, todas as unidades de saúde estarão disponíveis para a campanha de multivacinação.
Cubatão
Na cidade, a prefeitura informou que para o sábado, seis postos de vacinação estarão disponíveis para a vacinação. O serviço ocorre das 9 às 15 horas no SESI Casqueiro, USF Cota 200, USF Pilões, UBS Jd 31 de Março, Afonso Schmidt (Área 5) e USF Cota 95.
Já a partir de segunda-feira (2/10), as 13 unidades de Saúde com salas vacina irão participar da iniciativa, que ocorre até 31 de outubro. É só comparecer à unidade mais próxima de sua residência levando a Caderneta de Vacinação de Crianças e Adolescentes menores de 15 anos para atualização do Esquema Vacinal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A prefeitura explica ainda que conforme o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE), haverá ainda outro Dia D no dia 7 de outubro, nos seguintes locais: USF Vila dos Pescadores, USF Bolsão 8, UBS Vila Nova, USF Água Fria, USF CAIC-Vila Esperança, USF Mario Covas, UME Santa Catarina e Centro de Cadastramento Social (CCS).
Itanhaém
Na cidade, a prefeitura informou que serão oferecidas as vacinas BCG, Hepatite B, VIP, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Hib, hep B), Pneumo10, Meningo C, Febre Amarela, Rotavírus e SCR dose 0 para crianças menores de um ano. Todas as 11 unidades de saúde da família estarão aplicando os imunizantes.
Para crianças de um a quatro anos a campanha vai oferecer as vacinas DPT, VOP, SCR, Febre Amarela, Varicela, Meningo C, Pneumo 10 e Hepatite A. E para as crianças de 10 a 14 anos estará disponível a vacina HPV.
Também estará inclusa a imunização da COVID, a partir dos três anos, e Influenza para crianças com mais de seis meses.
Quando ao Dia D, no dia 7 de outubro será realizado o Dia D da vacinação em todas as Unidades de Saúde da Família, das 10 às 18 horas, com exceção da USF Coronel, que fará no próximo dia 30, por conta da pesagem do Bolsa Família.
O THMais procurou as prefeituras de Mongaguá e Peruíbe para falarem das ações das cidades na campanha de multivacinação, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno.