TEMPORAL: anoiteceu mais cedo na região ⛈️☔

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas. Especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica.
Temporal com ventos fortes causou quedas de árvores e estragos na região. O telhado de uma escola desabou parcialmente em Vinhedo.
Imagem: Divulgação

Um temporal no fim da tarde de hoje fez anoitecer mais cedo na região. Em Campinas, as rajadas de vento chegaram a 28 km/h e em Vinhedo duas escolas tiveram as aulas suspensas por conta dos estragos. Numa delas o teto desabou parcialmente.

Em Indaiatuba uma casa ficou danificada com a chuva. Segundo a Defesa Civil o imóvel não precisou ser interditado e não houve feridos. Oito quedas de árvores foram registradas em Valinhos.

Piracicaba também registrou quedas de árvores, ruas interditadas, danos em cabos de energia e até no paço Municipal. Segundo a prefeitura, a chuva forte e os ventos causaram a queda de árvores em vários bairros, entre eles:

  • Nova Piracicaba
  • Centro
  • Bairro Alto
  • Jaraguá

Houve mobilização de uma força-tarefa da Prefeitura, junto com as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Trânsito e Transportes (Semuttran) e a Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). O objetivo é monitorar e minimizar os efeitos do temporal. Não há registro de vítimas, nem de pessoas desabrigadas.

Essa virada brusca no clima faz parte de uma frente fria que chega ao estado de São Paulo. Entretanto, há previsão de novos temporais para quinta-feira, 05, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa é que as chuvas sejam mais intensas e não está descartada a possibilidade de granizo.

Campinas

A Defesa Civil de Campinas registrou 32 quedas de árvores. Também houve cinco quedas de galhos de árvores e quatro destelhamentos, segundo os relatório de ocorrências.

As ocorrências mais graves foram:

  • Queda de árvore sobre carro, sem vítima, na rua Dr. João Mascarenhas Neves (Jardim Novo Botafogo);
  • Queda de galho sobre veículo, sem vítima, no pátio da Escola Estadual Benevenuto Torres, na rua Abá (Parque Universitário de Viracopos).

Houve registro de ocorrências em todas as regiões da cidade. Entre os bairros, o maior número de ocorrências:

  • Sete ocorrências na região do Aeroporto de Viracopos (Jardim Paraíso de Viracopos, Parque Universitário de Viracopos e Jardim Aeroporto de Viracopos)
  • Três no Bairro São Bernardo
  • Três no Cambuí
  • Duas ocorrências na Vila Boa Vista

Houve também um alagamento na avenida John Boyd Dunlop com a rua Hermano Penteado.

O maior índice de chuva registrado foi de 17,2 mm no Jardim das Bandeiras (em uma hora), segundo monitoramento da Defesa Civil.

A maior velocidade de vento foi de 28,8 km/h às 17h10, segundo dado do Cepagri/Unicamp.

Indaiatuba

Em Indaiatuba, a Defesa Civil atendeu chamados para ocorrência de queda de árvores em várias regiões, sendo que uma caiu sob uma casa. O imóvel não precisou ser interditado e ninguém ficou ferido, nem desabrigado.

A prefeitura também mobilizou uma força tarefa entre as equipes da Defesa Civil, Bombeiros, Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, e Departamento de Trânsito. As equipes estão nas ruas para fazer as remoções das árvores, limpezas e ordenar o trânsito

Vinhedo

Já em Vinhedo, os ventos que chegaram a mais de 100 km/hora. A Prefeitura de Vinhedo suspendeu as aulas no CEI Narizinho, por tempo indeterminado, e na EM Abrahão Aun no período da manhã. As aulas podem voltar na segunda unidade após análise da Defesa Civil. Apesar dos fortes ventos, felizmente, não há feridos. Foram contabilizadas até o momento a queda de 12 árvores, 1 poste com risco de queda e 1 veículo afetado pela queda de árvore. Locais afetados: Canjaranas, Av. Independência, Vila João XXIII, Vista Alegre e 3 Irmãos.

Piracicaba

Em Piracicaba, até o momento houve registro de quedas de árvores na avenida Presidente Kennedy, altura do número 1.091, no bairro Nova Piracicaba, interditando as quatro faixas; rua Santa Cruz esquina com a rua Dr. Otávio Teixeira Mendes, no Bairro Alto; rua Arandu, bairro Garças; avenida Piracicamirim (em frente ao velório do Cemitério da Saudade), Bairro Alto; rua José Rosário Losso, no Jaraguá; rua Marechal Mascarenhas de Moraes, no Castelinho; rua dos Gerânios com rua dos Crisântemos, também no Nova Piracicaba, rua Gomes Carneiro esquina com a rua Boa Morte, no Centro, e na entrada do Engenho Central pelo Parque do Mirante.

Moradores que precisarem informar sobre queda de árvores podem acionar os Bombeiros pelo 193, a Prefeitura, pelo 156, a Guarda Civil, pelo 153, ou a Defesa Civil, pelo 199. Em caso de falta de energia, a população deve entrar em contato com a CPFL pelo 0800-0101010 ou pelo site https://cpfl.com.br.

Hortolândia

A Defesa Civil de Hortolândia registrou 11 quedas de árvores nos seguintes locais:

  • Rua Maria Bernardes
  • Avenida Antônio da Costa Santos
  • Praça Poderosa
  • Av Brasil
  • Na Rua Bolívia
  • Rua Rio Corumbá
  • Rua José da Encarnação
  • Rua Benedito Leite
  • Rua Jesus Thomaz de Aquino
  • Rua África do Sul
  • Estrada Carlos Roberto Prataviera

No momento, não há pontos de alagamento ou vias completamente interditadas. Todas as ocorrências estão recebendo o atendimento das equipes das Secretarias de Serviços Urbanos, Defesa Civil, Meio Ambiente e Mobilidade

Alertas 📲⚠️

Como medida de prevenção, as pessoas podem se cadastrar no Sistema de Alerta da Defesa Civil, que envia mensagens de texto com recomendações e avisos sobre chuva, raios e temporais. O serviço é gratuito.

Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199 colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS