A Guarda Municipal de Limeira flagrou o descarte irregular de 600 litros de cerveja, em uma área verde do Jardim Elite. O flagrante foi na manhã desta quinta-feira, 05, pelo Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal, em conjunto com fiscais do meio ambiente.
O proprietário do material disse ser dono de um comércio de sucatas e teria comprado as garrafas para revender vazias por R$ 0,30 cada uma. Ele fechou negócio com o comprador que orientou a descartar a cerveja em uma área verde próxima. Além da bebida, as tampinhas também estavam espalhadas pela grama.
Os agentes evitaram o descarte irregular de mais de 3 mil litros das bebidas que estavam em mais de 5.280 garrafas. O responsável também faria o descarte desse material, caso as equipes não intervissem.
Segundo a GCM, a cerveja foi despejada em uma área próxima a um bueiro. Dessa forma, de acordo com os agentes, o descarte irregular poderia causar a contaminação de córregos, além do solo.
Foi feita notificação sobre o descarte irregular ao responsável. Agora, ele vai receber uma multa municipal com base na Lei Complementar 650/12 do Código Municipal do Meio Ambiente. Ele também está sujeito às sanções previstas no Decreto Estadual 8458/76. Ele tem até 20 dias para apresentar recurso.