Feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças chegando e assim como mais de 400 mil veículos são esperados para vir à Baixada Santista, curtir as praias, lagos e rios. Para que a diversão ocorra com segurança, o Corpo de Bombeiros lançou nesta semana uma campanha de prevenção.
De acordo com a corporação, devido o número expressivo de turistas na região para aproveitar as praias, o risco de afogamento é grande, principalmente daquelas pessoas que não estão acostumadas a entrar no mar.
Para garantir a segurança, é imprescindível que os banhistas respeitem as áreas de perigo isoladas pelo Corpo de Bombeiros. As correntes de retorno também são um risco real para banhistas, sendo uma das maiores causas de afogamento nas praias com onda da costa brasileira. Conhecer melhor esse fenômeno, respeitar as sinalizações e instruções dos salva-vidas é fundamental para evitar situações de afogamento nas praias.
Já para quem estiver em rios e cachoeiras, a atenção deve ser para a mudança repentina da correnteza e com a cheia destes locais. De acordo com os Bombeiros, em casos de chuva e mudança do curso da água, é necessário deixar o local imediatamente.
Outro alerta da corporação é em relação aos cuidados com as crianças. As boias e demais equipamentos de proteção devem ser usados especialmente pelos menores de cinco anos. É importante também que os pais não percam seus filhos de vista e que eles usem pulseiras de identificação com o telefone do responsável, para que os mesmos sejam rapidamente localizados, caso a criança se perca da família.
O Corpo de Bombeiros também reforça a importância da realização do check up nos veículos antes de pegar a estrada. Dessa forma, os riscos de acidentes são minimizados.