Terceiro Avião da FAB com brasileiros que estavam em Israel chega em SP

O terceiro voo da FAB trazendo brasileiros que estavam em Israel durante o ataque terrorista do Hamas, no último sábado (7), chegou na manhã desta sexta-feira (13) em Guarulhos, na Grande São Paulo.

O voo da Força Aérea Brasileira saiu na quinta-feira (12) de Tel Aviv, capital israelense, trazendo 69 brasileiros. Cinco deles desembarcaram ainda nesta sexta na Base Aérea da Aeronáutica do Recife.

Do grupo, 29 residem na capital paulista. Os demais são de Porto Alegre, Cuiabá, Rio de Janeiro e cidades mineiras. Um ônibus vai levá-los da base aérea até o aeroporto para que eles peguem outros voos e consigam voltar para casa.

Este é o terceiro avião da FAB a ser enviado para buscar os brasileiros que estavam no território em guerra.

A aeronave é a KC-390 Millennium, que é utilizada para o transporte de cargas. Por isso, o número de passageiros é menor que o dos outros dois voos, em que chegaram ao Brasil 422 repatriados, sendo 211 em cada voo.
Governo confirma morte de brasileira desaparecida

O Ministério das Relações Exteriores confirmou hoje a morte da brasileira Karla Stelzer Mendes, 42, desaparecida em Israel desde o último sábado (7), quando foi a uma festa invadida pelo grupo extremista Hamas.

Karla é a terceira vítima brasileira do conflito entre Israel e o Hamas. Ranani Glazer e Bruna Valeanu, ambos de 24 anos, morreram nesse mesmo evento.

Governo lamentou morte e repudiou ataque. “O governo brasileiro lamenta e manifesta seu profundo pesar com a morte da cidadã brasileira Karla Stelzer Mendes”, disse o Itamaraty em nota. “Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Karla, o governo brasileiro reitera seu total repúdio a todos os atos de violência contra a população civil.”

Karla Stelzer vivia em Israel com o namorado | Foto: Reprodução Redes Sociais

Ao menos 260 pessoas foram mortas em rave próxima à Faixa de Gaza. Mais de 3 mil pessoas participavam do evento, que foi invadido por integrantes do Hamas.

Karla enviou áudio a amiga enquanto fugia do local da festa. “Pelos áudios dela, a gente ouvia os tiros. Graças a Deus os tiros estavam longe”, contou Patrícia Hallak. “Ela viu os terroristas correndo, e dá para sentir o desespero dela e de todas as pessoas que estavam lá.”

Namorado israelense da brasileira também morreu. Gabi Azulay a acompanhava no festival. Ele foi enterrado na última quarta-feira (11).

Karla morava em Israel há mais de 10 anos, na cidade de Bet-Ezr, a 46 km da capital Tel Aviv. Segundo o perfil dela nas redes sociais, ela era professora.

Uma brasileira segue desaparecida. Celeste Fishbein, de 18 anos, estava na casa do namorado em um kibutz, tipo de comunidade agrícola, nas proximidades da Faixa de Gaza quando o ataque começou no último sábado (7).

Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS