Escola de Mongaguá recebe ação da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado

Créditos: Divulgação/Governo de São Paulo

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Prof.ª Claudia Maria Andrella, em Mongaguá vai ceder o espaço da educação para ações de cidadania. Trata-se do Projeto Cidadania Itinerante, que vai levar neste sábado (21/10), das 9h às 16h, a ação Cidadania em Movimento, que terá polos de documentação, saúde, beleza e lazer, além da presença do ônibus do Projeto Cidadania Itinerante.

Segundo os organizadores, no evento serão oferecidos serviços de emissão de 2.ª via de certidões (nascimento, casamento e óbito), cadastro de Vagas de emprego (Levar RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de endereço, e currículo, se tiver), orientação de 1.ª e 2.ª via de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital.

Também ocorrerão a orientação sobre formalização e regularização de Microempreendedor Individual (MEI), acesso ao microcrédito pelo Banco do Povo Paulista, orientação sobre consumo, atendimento Jurídico, consulta de benefícios do cadastro único em programas sociais do governo federal (CadÚnico), orientação social, atendimento de reintegração social e cidadania.

Além disso, os organizadores farão a orientação sobre violência contra a mulher, corte de cabelo, manicure, recreação para criança, medição de pressão arterial, teste de Hepatite, exames preventivos de câncer bucal, orientação nutricional, orientação sobre emissão do Cartão SUS, vacinação e orientação sobre ISTs/AIDS, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

O ônibus do Cidadania Itinerante também disponibilizará o agendamento e emissão de 2.ª via do RG e CNH; 1.ª e 2.ª vias do CPF; título eleitoral, atestado de antecedentes criminais, registro de boletim de ocorrência, além de entrada no seguro-desemprego, elaboração de currículo, 2.ª via de contas (água e luz), distribuição de cartilhas sobre os programas e coordenações da SJC, entre outros. A unidade móvel também recebe denúncias sobre violações de direitos, como discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual ou identidade de gênero, HIV/AIDS e intolerância religiosa.

A ação é realizada em parceria com Prefeitura de Mongaguá, Procon, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Mongaguá, Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), Poupatempo, Secretaria de Desenvolvimento Social e Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS