A Prefeitura de Campinas dará início ao projeto de requalificação da rua José Paulino, importante via no centro da cidade. Ao todo, serão investidos mais de R$ 4 milhões pela Secretaria Municipal de Transportes e as obras estão previstas para começar no dia 21 de novembro, com duração estimada de 12 meses.
O projeto prevê acesso seguro e confortável para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. Além de privilegiar o resgate do espaço público para as pessoas.
A rua José Paulino é um ponto estratégico para a requalificação do centro de Campinas e servirá de modelo para a cidade. Além de valorizar o espaço público a ideia é reduzir o trânsito de passagem, melhorar a acessibilidade com ampliação e recuperação das calçadas com adaptação para circulação de pessoas com deficiência e padronizar o mobiliário urbano.
Um levantamento realizado pela Emdec, em 2017, apontava a circulação de 21 mil pedestres, por dia, na rua José Paulino. Na via circulam, diariamente, 33 linhas do transporte coletivo municipal e outras nove linhas intermunicipais. Somente do transporte municipal são 183 ônibus, com várias viagens pela via.
Ações:
Haverá a implantação de ciclofaixa e de faixa exclusiva para o transporte público. Os investimentos serão na ordem de R$ 4,4 milhões, com verba de Secretaria Municipal de Transportes. As obras começam no dia 21 de novembro e serão realizadas pela Comercial e Construtora Fênix Ltda. O prazo estimado para execução é de 12 meses.
O limite de velocidade na via será reduzido para 40 km/h. Os trabalhos serão executados em 835 metros, nas nove quadras da via.
Obras de revitalização:
As obras vão contemplar o recape e regularização do pavimento asfáltico, nova sinalização, substituição do pavimento das calçadas, implantação de piso podotátil e botoeiras sonoras nos semáforos.
Serão implantadas seis novas paradas de ônibus com abrigos. Duas das paradas terão plataformas elevadas. O local receberá novo mobiliário urbano, como bancos, lixeiras, paraciclos e floreiras com vegetação.
A região também ganhará rampas de acessibilidade e implantação de piso podotátil indicando as rotas acessíveis.
As vagas de táxis serão realocadas junto à praça Rui Barbosa, do lado esquerdo da via. Haverá abrigo para atender os taxistas. A praça também receberá mobiliário urbano de apoio, bancos, floreiras e paraciclos.