Sábado (21/10) é dia para as mulheres realizarem o check-up ginecológico e preventivo contra o câncer de mama. Todas as policlínicas de Santos estarão abertas, das 9h às 15h30, para coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau), solicitação de mamografia para quem tem a partir de 40 anos de idade e vacinação.
Mas apesar das mulheres, de acordo com a prefeitura, os serviços do Dia D, também estão disponíveis também para os homens trans.
A programação estará repleta de atividades voltadas ao bem-estar e à autoestima. Em algumas unidades, os serviços e atividades precisarão ser agendados devido à maior procura. Confira neste link, os endereços das policlínicas e as atividades que vão acontece.
A mastologia
O Instituto da Mulher e Gestante também estará aberto, a partir das 7h, com mutirão para primeira consulta de mastologia em mulheres já agendadas e colocação de DIU hormonal em pacientes previamente avaliadas e que necessitam de reposição de hormônios para o tratamento de doenças como endometriose e adenomiose.
Também haverá coleta de Papanicolau em pacientes com exames atrasados e oferecimento de testes rápidos para identificação de HIV e sífilis.
“Sabemos o quanto a rotina é corrida, com dupla jornada e às vezes o cuidado em saúde não é priorizado em função de outros afazeres. Por isso, fazemos este grande chamamento neste Dia D para que compareçam à unidade do seu território”, afirma o secretário de Saúde, Adriano Catapreta, que também é ginecologista.
Catapreta destaca que tanto o Papanicolau quanto a mamografia são exames de extrema importância no auxílio ao diagnóstico precoce.
“O Papanicolau identifica lesões em estágio inicial que, se tratadas, não se tornam câncer de colo de útero e a mamografia identifica calcificações bem pequenas, que não são possíveis palpar no exame de mamas”.
O endereço do Instituto da Mulher e Gestante de Santos fica na Av. Conselheiro Nébias, 455, na Encruzilhada.