As eleições municipais de 2024 é daqui a pouco menos de um ano. Mas quem ainda tem pendências a serem resolvidas, tem até maio do próximo ano para estar em dia com a Justiça Eleitoral. Tudo para deixar o título de eleitor em dia.
Quem afirmou isto foi a chefe da Zona 118 do Cartório Eleitoral de Santos, Michelle Lapa, que veio aos estúdios da TV Thathi Band Litoral, participar dos programas da emissora. Ao THMais, ela explicou sobre o procedimento a ser feito.
“O eleitor tem duas opções para regularizar o título de eleitor. Ou ele acessa o site do TSE, por meio do autoatendimento, faz o pagamento via PIX ou pode comparecer a qualquer cartório fazer a solicitação de guia de multa ou o pagamento no próprio local. Ele tem que levar o comprovante de residência, dos documentos, transferência de local de votação ou de domicílio”, explica.
“Como teremos as eleições municipais de 2024, é bom que o eleitor resolva agora estas pendências e mão deixe para o ano eleitoral, que vai encerrar logo na primeira semana de maio de 2024. Orientamos os eleitores a procurarem imediatamente estas pendências, até para que não peguem filas”, orienta.
Caso a pessoa não resolva estas pendências, as consequências serão sérias, não apenas pesando no bolso, mas com o impedimentos de acessar vários serviços.
“O eleitor que não estiver quite com a Justiça Eleitoral, não poderá retirar ou renovar o passaporte, não consegue tomar posse em concurso público, e nem se matricular em universidades”.