Uma volta as competições com direito a medalha no peito. Este foi o retorno da campeã olímpica, Ana Marcela Cunha, que neste domingo (29/10), faturou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. A nadadora da Unisanta, de Santos, terminou a prova em segundo lugar, ao alcançar a marca de 1h57m29s4.
Esta foi a primeira prova que Ana Marcela participou, após um ano afastada, devido a uma cirurgia no ombro que precisou passar. E após uma preparação especial para o Pan, a brasileira não decepcionou.
Na disputa dos 10 Km de maratona aquática, realizada em Laguna Los Morros, as atletas precisaram competir usando trajes de neopreone, devido ao clima de 17ºC. Ao longo da prova, Ana Marcela permaneceu o tempo inteiro no pelotão da frente e em primeiro lugar.
Contudo nas últimas voltas, a americana Ashley Twichell, dos Estados Unidos, conseguiu ultrapassar e ficou com o ouro. O pódio foi completado pela gaúcha Viviane Jungblut terminou em 1h57min51s, que ficou com a medalha de bronze.
Ana Marcela Cunha fez questão de enaltecer a conquista após um ano de retomada de treinos por conta da cirurgia no ombro.
“Com toda certeza tem um sabor especial. Voltar a nadar depois de 11 meses da cirurgia no ombro justamente por causa de uma prova com esse traje. Sempre viemos para competir e ganhar, mas sair daqui sem dor é muito significativo pra mim”, disse.