O consumo excessivo de informação nos dias atuais está alimentando uma nova epidemia chamada de “obesidade cerebral”. Quando é submetido a uma quantidade grande de informações, o cérebro tende a não reter aquelas que não serão usadas, de modo a se preservar e poupar energia.
Ao mesmo tempo, essa enxurrada de informações, principalmente as que são transmitidas de forma rápida e rasa pelas redes sociais, faz com que as pessoas percam o foco e passem a ter dificuldades de atenção quando são submetidas a conteúdos mais longos e profundos, como ler um livro ou assistir a um filme.
O especialista em Tecnologia & Inovação Fernando Barra, colunista do Nova Manhã, afirmou que o ideal é consumir informação que leve a uma ação. E deu três dicas para evitar a “obesidade cerebral”:
– Seja seletivo no consumo de informações. Escolha de acordo com seus objetivos e se aprofunde.
– Use o conhecimento compartilhado, ou seja, forme uma rede de pessoas que tenham informações complementares às suas.
– Coloque em ação as informações que você adquirir. Assim, você dirá a seu cérebro que aquelas informações são relevantes, para que ele as retenha.
Confira abaixo: