Uso de piercings e joias nos dentes são prejudiciais à saúde? Especialista explica

A moda não é de hoje, mas nos últimos anos o uso de piercings e joias nos dentes voltou à tona! Com a alta deste hábito, até que ponto o uso desses objetos é prejudicial para a saúde bucal?

Em entrevista ao “Jornal Novabrasil”, Dra. Ana Paula Tanko de Vasconcellos Balboa, secretária da Câmara Técnica de Dentística do CROSP, conta que qualquer objeto que for aplicada nos dentes terão algum impacto:

“Toda peça que você colar amais nos dentes, seja ela uma prótese, aparelho dentário ou essas joias dentais, faz com que haja um maior acumulo de placa bacteriana nos dentes. É um acumulo de resíduos que pode favorecer a carie dental.”.

É sempre recomendado aplicar e usar as joias de forma segura, com acompanhando professional, pois o uso inadequado pode levar a pequenas fraturas nos dentes e resultar em inflamação da gengiva, além de causar manchas.

O indivíduo que carrega alguma peça nos dentes também deve ser mais cuidadoso com a saúde bucal, explica Dra. Ana Paula Tanko: “O cuidado com a higiene bucal deve ser maior, sempre quando há algo colado nos dentes, seja ele para algum tratamento ou estética, é preciso caprichar mais na escovação, usar fio dental, usar escovas interdentais e enxaguatórios.”.

Há joias de ouro, prata e cobre, os tamanhos e formatos são variados. A especialista conta que existem algumas formas de aplicar os piercings: “Existe os pré-fabricados, neste caso, o dentista compra ele pronto e a instala diretamente no consultório. Existe também as chamadas individualizadas, neste caso é feito o escaneamento da faixa dentária do paciente e a peça é confeccionada a partir deste escaneamento, mas é aplicado por um dentista.”

Não há limitação para o dentista colocar as joias e piercings nos dentes.

Confira a entrevista completa com o apresentador Heródoto Barbeiro:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS