ENEM: Candidatos com 30km de distância de casa ao local da prova, podem remarcar data

Ingridy Porto
Ingridy Porto
Graduanda em Jornalismo pela PUC Campinas, atuo na área de produção do jornal Balanço Geral na Record Campinas e sou editora no site de notícias THMAIS Campinas. Nas horas vagas, qualquer lugar no meio da natureza é bem vindo.
Começa hoje o primeiro dia de provas do Enem
Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), anunciou no final da tarde desta segunda-feira, 30, uma mudança nos locais de provas. Os candidatos com mais de 30km de distância, podem recorrer e realizar a prova em outro dia.

A medida foi tomada após candidatos reclamarem da distância, de mais de 30km, de suas casas até o local da prova.

Segundo o INEP, os alunos indicados para realizar a prova acima de 30 km, e quiserem recorrer, poderão realizar o exame nos dias 12 e 13 de dezembro.

As normas do Inep garantem distância num raio máximo de 30 km do domicílio informado na inscrição. O instituto disponibilizará, na Página do Participante, uma aba específica para que inscritos interessados na nova aplicação submetam seus pedidos para análise.

O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro.

Enem

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Créditos: Agência Brasil

*Sob supervisão de Mariana Antonella

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS