Foi realizada na Universidade Santa Cecília, em Santos, um curso de capacitação técnica para a prevenção contra ressacas e ocorrências de alagamentos. Técnicos do Departamento de Proteção e Defesa Civil de toda a Baixada Santista receberam aluas sobre o Sistema de Aviso de Ressacas e Inundações Costeiras para o Litoral de São Paulo (Saric).
De acordo com a Defesa Civil de Santos, trata-se de um novo sistema que integra informações de previsão de condições marítimas, altura de maré, ondas e monitoramento de situação de praias do Litoral. Agora a plataforma será incorporada aos planos de contingência municipais e deverá operar já a partir do próximo verão.
O curso foi ministrado pela pesquisadora Científica do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) de São Paulo, Dr.ª Célia Regina de Gouveia Souza. Os técnicos da Defesa Civil da Baixada Santista, professores da Universidade de São Paulo (USP) e Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas passaram por oficinas de capacitação para o acesso ao novo sistema.
No curso também foram debatidas questões voltadas as erosões costeiras nas praias da Região e ainda as consequências das ressacas do mar e marés altas. Além disso, os profissionais também participaram de simulações sobre o assunto.