A nova Carteira Nacional de Identidade Nacional começa a ser oferecida, oficialmente em todo o Brasil, a partir desta segunda-feira, 6. O documento é o mais completo já feito até o momento.
Segundo o Governo Federal, a primeira via e a renovação do documento serão gratuitas para a população. Já para aqueles que precisarem retirar a segunda via, será cobrado uma taxa com preço de cada estado.
O novo documento terá versões em papel e no modelo digital, porém, não é necessário trocar agora, já que o RG atual é válido até 28 de fevereiro de 2032.
Ainda de acordo com o Governo Federal, o novo modelo deve retirar de circulação os números de RG, e padronizar somente o número do CPF como a identificação do cidadão.
Neste caso, o novo modelo não tem número próprio, tem apenas um campo para nome, sem distinção entre nome de registro civil e nome social, e não indica o sexo da pessoa.
O documento conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, também usado em passaportes e que o torna um documento de viagem.
Veja mais:
- Enem: região de Campinas soma 42,1 mil inscritos no primeiro dia do exame
- Limeira fecha parques após estragos causados pela chuva
- Hospital de Americana promove campanha sobre a prematuridade
*Sob supervisão de Mariana Antonella