Saiba como superar as dificuldades para se comunicar no ambiente virtual

Reuniões virtuais requerem habilidades de comunicação dos profissionais

O contato entre as pessoas no trabalho presencial permite perceber a linguagem corporal do interlocutor e entender o local e o momento mais favoráveis para abordar determinados assuntos, o que dá agilidade às decisões.

Já as reuniões e apresentações feitas em ambiente virtual representam desafios de comunicação para os profissionais. Elas costumam ser mais formais e dificultam a avaliação do contexto e da reação do público.

“Uma palavra mal dita virtualmente tem peso muito maior”, afirmou a fonoaudióloga Vanessa Pedrosa, especialista em Comunicação para lideranças e colunista do Nova Manhã.

Ela listou uma série de pontos de atenção para quem quer melhorar a comunicação por meio de videoconferência: sentar-se com uma postura ereta, ser conciso e observar o tempo de fala, evitar interromper os outros, respeitar a pessoa que é responsável por conduzir a reunião, caprichar na articulação e na pronúncia das palavras e deixar a câmera ligada o tempo todo.

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