A Prefeitura de Campinas lança nesta quarta-feira, 13, o WhatsApp do 156 com chatbot, um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Campinas e a Informática Municípios Associados (IMA) – com parceria da empresa Rocket.chat. Para acessar, basta salvar o número (19) 2116-0156 na lista de contatos.
O serviço trará mais agilidade, facilidade e modernidade ao cidadão de Campinas que quiser solicitar, reclamar ou esclarecer dúvidas sobre assuntos relacionados à cidade.
Inicialmente, o atendimento dará informações sobre:
- Cadastro Único – Agendamento/Consulta de Benefícios
- Castração de Animais
- Febre Amarela
- 2ª Via de Planta
- Alvará de Uso
- Ficha Informativa de Imóveis
- Iluminação Pública
- Programa Monitora Campinas
- Poda de Árvore
- Vale Gás
- Viela Sanitária
O chatbot funcionará todos os dias, 24h por dia, a expectativa é que 40% da demanda do 156 migre para o whatsapp nos primeiros meses. Já o atendimento humano será disponibilizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (para assistência social e urbanismo), e das 8h às 18h (156). Alguns serviços, mesmo pelo whatsapp, necessitarão de atendimento presencial.
O canal, que estava sendo testado há três meses, segue em evolução e a lista de serviços poderá ser ampliada. O atendimento telefônico continuará a ser oferecido. Os sites das Secretarias de Saúde e de Finanças também têm chatbots, assim como a Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).