Trabalhadores do comércio em Araçatuba (SP) expressaram insatisfação devido à demora no atendimento para formalizar a oposição à contribuição assistencial, descontada da folha de pagamento. Por volta das 15h30, mais de 100 pessoas aguardavam atendimento na sede do Sincomerciários, causando desconforto entre lojistas.
O sindicato atribui a aglomeração a empresas que liberam os funcionários no mesmo horário para dificultar as atividades da entidade. Algumas empresas até oferecem transporte aos comerciários. A formalização da oposição à contribuição assistencial ocorre mediante assinatura de documento na sede do sindicato.
O procedimento, previsto na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, exige que os trabalhadores apresentem o documento à empresa para evitar o desconto. O Sincomerciários justifica a lentidão no atendimento devido à demanda concentrada no fechamento das folhas de pagamento.
O sindicato também destaca a necessidade de orientação individual, seguindo as diretrizes do Ministério Público do Trabalho, para informar os direitos que o trabalhador abre mão ao se opor à contribuição assistencial. A entidade enfatiza que a aglomeração não é frequente e ocorre esporadicamente, devido à alta demanda em determinados períodos.