As buscas pelo helicóptero que desapareceu com quatro pessoas no Litoral Norte entraram no 3º dia consecutivo nesta quarta-feira (3). O último contato com a aeronave aconteceu no último domingo (31).
De acordo com a Polícia Militar, por volta das 7h30 desta quarta-feira, o helicóptero Águia da PM em apoio à FAB (Força Área Brasileira), retomou as buscas pela aeronave desaparecida na região de Redenção da Serra, no Vale do Paraíba. A FAB também levantou voo novamente pela área de serra (leia abaixo). A PM informou ainda que Redenção da Serra é uma possível rota que o helicóptero fez antes de desaparecer, mas não informou o que teria motivado as buscas pelo local.
O sobrevoo durou cerca de 3h e, até o momento, nenhum vestígio foi localizado. As buscas prosseguem durante o dia. A FAB conta também com o apoio do Serviço Aerotático (SAT) da Polícia Civil nas buscas pelas vítimas.
Relembre o caso
As quatro pessoas decolaram no Campo de Marte, em São Paulo, por volta das 13h15, no último dia do ano para passar o Réveillon em Ilhabela, Litoral Norte, no entanto não chegaram no destino final. As autoridades aéreas e o Corpo de Bombeiros receberam um alerta para uma possível queda de helicóptero modelo Robson 44, com prefixo PRHDB, por volta das 22h40 do mesmo dia.
O piloto, foi identificado como Cassiano Tete Teodoro. Duas outras tripulantes Luciana Marley Rodzewics Santos, 45 anos, e sua filha Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, 20 anos, teriam sido convidadas por Rafael Torres, um amigo da família, para fazer um “bate e volta” em Ilhabela. Ao todo, são quatro tripulantes na aeronave.
Durante o voo, Letícia enviou um vídeo para o namorado mostrando a condição do tempo. Nas imagens é possível ver bastante nebulosidade, o que pode ter dificultado a visibilidade do piloto.
Buscas por helicóptero
Segundo os bombeiros, as buscas estão sendo realizadas na faixa entre Ilhabela e a Serra do Mar pela Força Aérea Brasileira (FAB) e Comando de Aviação da Polícia Militar. A área é extensa e de vegetação densa, portanto a via aérea seria a forma mais eficiente. As buscas estão sendo realizadas pelo Comando de Aviação da Polícia Militar e pela Força Aérea.
A FAB informou, por meio de nota que mantém as buscas ao helicóptero, de matrícula PR-HDB, desaparecido no Litoral Norte de São Paulo. Uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, acionada para a missão, já cumpriu aproximadamente 20 horas de voo.
As buscas, mesmo prejudicadas pelas condições meteorológicas e pelo relevo montanhoso na região, ocorreram ao longo de toda segunda-feira (1º) e terça-feira (2), e continuam nesta quarta-feira (3). A área total de buscas é de cinco mil quilômetros quadrados. O helicóptero ainda não foi localizado.
Nesta quarta-feira (3), o Corpo de Bombeiros informou também que mantém uma equipe preparada para realizar as buscas terrestre quando receber o acionamento das equipes aéreas. Neste momento, apenas mantém o canal de comunicação aberto com o Comando de Aviação da Polícia Militar e aguardam o acionamento para as buscas por terra.
O que diz a ANAC
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) informou por meio de nota que até o momento não recebeu qualquer informação do Comando da Aeronáutica, órgão responsável pela confirmação da eventual ocorrência envolvendo o helicóptero de matrícula PR-HDB.
Contudo, em relação à citada aeronave, consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) que o helicóptero se encontra em situação normal de aeronavegabilidade, conforme registro em anexo, sem permissão para realização de serviço de táxi-aéreo.
Sobre o Piloto
Em relação ao piloto Cassiano Tete Teodoro, a ANAC reforçou que não dispõe de confirmação de sua presença como piloto em comando do voo, e que o mesmo teve sua licença e todas as habilitações cassadas pela Agência em 15 de setembro de 2021 por condutas infracionais graves à segurança da aviação civil. Na ocasião, o piloto recorreu à Justiça, que manteve a decisão da ANAC.
Cassiano Tete Teodoro foi cassado em decorrência, entre outros motivos, de evasão de fiscalização, fraudes em planos de voos e práticas envolvendo transporte aéreo clandestino.
Em outubro de 2023, após observar prazo máximo legal para a penalidade administrativa de cassação, que é dois anos, o piloto retornou ao sistema de aviação civil ao obter nova licença com habilitação para Piloto Privado de Helicóptero (PPH). Essa licença não dá autorização para realização de voos comerciais de passageiros.
Saiba mais sobre o SC-105 Amazonas
Responsável por realizar a ação de Busca e Salvamento de aeronaves e embarcações desaparecidas em todo território nacional, o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano atua, nesta missão, com a aeronave SC-105 Amazonas. A bordo, estão 15 tripulantes especializados.
O SC-105 Amazonas possui um radar capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura.
A aeronave ainda conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor, permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.
Com capacidades avançadas e tecnologia de ponta, o SC-105 Amazonas da FAB tem definido padrões para missões de busca e salvamento, servindo como uma plataforma robusta para operações SAR.
*matéria em atualização