Entre um carro e uma pessoa à pé, a preferência deve ser do pedestre, no momento em que for atravessar uma faixa de pedestre. Em Santos, começou no sábado (6) a valer a campanha “Parada pela Vida”, onde os motoristas devem dar prioridade às pessoas que caminham.
O objetivo é diminuir o número de acidentes e mortes envolvendo os caminhantes. De acordo com a prefeitura, em 2011, quando Santos iniciou o movimento Faixa Viva, 21 caminhantes perderam a vida no trânsito da Cidade. Já em 2023 (janeiro a novembro), foram registrados 12 óbitos de pedestres, número que provavelmente seria ainda menor se as faixas de travessia fossem mais utilizadas. Isto porque dez dos atropelamentos fatais do ano passado, 83% do total, ocorreram fora da faixa.
Como estratégia, 12 cubos foram colocados próximo às faixas sem semáforos, os quais têm mensagens para os pedestres (Atravesse na Faixa) e motoristas (Respeite a Faixa de Pedestre), além de três banners gigantes em pontos das avenidas da orla com o tema da campanha.
A ação se concentrou na avenida da praia, mas ao longo dos próximos dias, outras ruas e avenidas de Santos vão contar com a iniciativa. Confira mais detalhes na reportagem (vídeo acima).