Lotes com mato alto e que contam com descarte irregular de lixo são um perigo para a vinda de animais transmissores de doenças. Esse é ocaso da Izabel, que mora entre dois terrenos abandonados na cidade de Monte Mor.
Segundo a moradora, já foram encontrados caramujos, grilos, baratas, ratos, aranhas, lagartos e calangos na sua casa, em resultado do mato alto e sujeira nos terrenos.
Izabel mora com seu tio-avô de 94 anos e mais duas crianças, que são seus filhos. A preocupação dela é que esses animais possam trazer doenças para as pessoas que ali residem.
A moradora já entrou em contato com a Prefeitura mais de uma vez para reclamar, sobretudo dos caramujos, e, segundo ela, a resposta foi a mesma. “Eles falam que já notificaram os donos dos terrenos. Apenas isso”, explicou Izabel.
Caramujos, se contaminados, podem transmitir doenças para os seres humanos, como esquistossomose e meningite eosinofílica.
- THMais Campinas lança canal no WhatsApp; veja como acessar
- GCM faz operação para combater ‘motos barulhentas’
Em nota, a Prefeitura de Monte Mor disse que tem mantido contato com os moradores do local e com os responsáveis legais dos terrenos citados. A Administração informou que já multou os proprietários e notificou a imobiliária responsável pela limpeza dos lotes.
Em outro terreno, a gestão relatou que notificou o proprietário mas o documento não foi recebido e teve retorno confirmado pelos Correios. “Caso o terreno não seja limpo até o dia 03 de fevereiro deste ano, uma multa será aplicada e a limpeza realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, e os valores, do mesmo modo, serão posteriormente cobrados do proprietário”, finaliza a Prefeitura.
Veja a nota na íntegra
A Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura municipal, informa que tem mantido contato tanto com os moradores do local, que tem reclamado dos terrenos, quanto com os proprietários ou responsáveis legais dos terrenos citados. Os terrenos, nº 83 e 93, situados à rua José Masseo foram recentemente multados e foi feita solicitação à imobiliária responsável pelo local que realize a limpeza dos terrenos de forma imediata. O retorno foi de que a limpeza seria realizada ainda nesta semana, caso não, a Secretaria de Meio Ambiente, conforme disposto em lei municipal, fará a limpeza e os valores serão cobrados posteriormente do responsável.
Quanto ao terreno nº 107, situado à rua José Masseo, a notificação para limpeza foi enviada e não recebida pelo responsável, com retorno da AR dos Correios. No último diário oficial publicado pelo município houve a publicação de forma pública relacionada à necessidade da limpeza do terreno pelo proprietário ou responsável. Caso o terreno não seja limpo até o dia 03 de fevereiro deste ano, uma multa será aplicada e a limpeza realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, e os valores, do mesmo modo, serão posteriormente cobrados do proprietário.