Intoxicação alimentar de doze crianças é caso de investigação

Foto: Ariane Caldas / TV Thathi SBT

Cerca de doze crianças ficaram internadas após ingerirem um suco oferecido em um projeto social de Campos do Jordão, da Associação Cristã de Moços (ACM), ligado a prefeitura. Segundo informações do pai de uma das crianças, o filho de 11 anos, aparentava estar embriagado e drogado após beber o líquido. A Polícia Civil investiga o caso. A suspeita é de intoxicação alimentar.

Das doze crianças, sete já receberam alta. As demais permanecem no hospital; até o momento não temos informações sobre o estado de saúde delas. O delegado civil da cidade, a prefeitura e o Conselho Tutelar foram notificados sobre o caso de intoxicação alimentar. A polícia colheu o suco que supostamente estava “batizado” para perícia. 

A princípio as investigações apontavam para uma possível intoxicação alimentar, mas a prefeitura acredita se tratar de contaminação exógena e não descarta ter sido criminoso.

O pai que conversou com a produção de jornalismo da TV Thathi SBT pediu para não ser identificado. Ele contou que levou o filho por volta das 22h para o pronto-socorro. “Precisei levar ele no colo, porque não conseguia ficar nem em pé, como se estivesse alcoolizado ou drogado. Fiquei com ele até as 2h da manhã e por volta desse horário houve um comboio com cinco ambulanciais onde levaram mais cinco crianças com os mesmos sintomas para fazer tomografia em Taubaté” relatou. 

Em nota, a Prefeitura de Campos do Jordão, esclareceu que “o ocorrido com as doze crianças na Secretaria Municipal de Esportes, diante dos primeiros sintomas, o secretário de esportes, Marco Zoffoli, prontamente prestou auxílio a todos os que se sentiram mal, acompanhando-os para o complexo de saúde para as providências necessárias”. 

Ainda, em nota, o poder público declarou que “abriu apuração para investigação da ocorrência com o rigor que a situação merece, antes de qualquer afirmação”. Participam da apuração a Vigilância Sanitária, Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes, Secretaria de Saúde e Polícia Civil. 

Intoxicação exógena

A contaminação/intoxicação exógena é o conjunto de sintomas decorrentes da exposição a substâncias químicas tóxicas, como remédios em doses excessivas, picadas de animais venenosos, metais pesados (como chumbo e mercúrio) ou exposição a inseticidas e agrotóxicos.

Uma intoxicação alimentar é uma forma de envenenamento, podendo provocar reações como: vermelhidão e dor na pele, vômitos, febre, suor intenso, convulsões, coma e, até, risco de morte. Assim, na presença de sinais e sintomas que levem a suspeitar deste problema, é muito importante ir ao pronto-socorro rapidamente, para o tratamento ser feito.

O que é um agente tóxico?

O agente tóxico, ou veneno, é toda substância que incorporada ao organismo vivo produz alterações da físico-química celular. A intensidade da ação do agente tóxico será proporcional à concentração e ao tempo de exposição.

Edição: Nayara Francesco

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS