Vídeo | GCM desocupa região com habitações irregulares no bairro Vila Elisa

Ação ocorreu na noite desta quinta-feira (9); população afetada denuncia truculência e falta de diálogo por parte dos oficiais e responsáveis

0
Destruição e abandono marcam a manhã pós ação de desocupação - Foto: Grupo Thathi

Por volta de 20h30 desta quinta-feira (9), diversas viaturas da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana realizaram uma ação de desocupação de terreno no bairro Vila Elisa, localizado na zona Norte de Ribeirão Preto.

De acordo com moradores, as autoridades justificaram o ato de desocupação afirmando que o ambiente se trata de uma área federal, e que as construções são irregulares.

Pessoas que testemunharam a ação ainda ressaltaram que não houve diálogo, apenas truculência por parte dos oficiais. Além disso, afirmam ainda que nenhum tipo de documento favorável à ação militar foi apresentado para a população que habita o terreno.

Vídeos do momento exato da desocupação mostram um trator destruindo as residências instaladas no espaço. Em uma das imagens, é possível ouvir o choro de crianças, enquanto uma mulher questiona o local onde irá dormir. “Como que vai derrubar? Olha o tanto de criança que a gente tem! Nós vamos ficar na rua? Como vamos ficar na rua com nossas crianças? Não tem como. Olha minha filha, debaixo de chuva”, diz em tom desesperado uma mulher não identificada.

Em outro registro, um trator aparece destruindo algumas das residências. Segundo a população, as casas possuíam móveis e roupas de seus respectivos moradores, e mesmo assim foram destruídas.

Outro lado

Ao jornalismo do Grupo Thathi, através de uma nota, o Departamento de Fiscalização Geral afirmou que a ação não se trata de desocupação, e sim o impedimento de tentativa de construção de barracos em área pública.

“O Departamento de Fiscalização Geral esclarece que não foi desapropriação e sim, impedimento de tentativa de construção de barracos em área pública. Informa ainda que o único barraco que havia morador foi mantido”, disse o órgão em posicionamento oficial.