Moradores do bairro Vila Reggio, na região do Padre Anchieta, em Campinas, estão revoltados com a falta de água. Segundo relatos, uma obra da Sanasa que começou na última terça-feira, 30, e até o momento não foi concluída, é o principal motivo para a falta do abastecimento.
A equipe do Balanço Geral foi até o local conversar com os moradores. Segundo informações, nesta quinta-feira, 1º, a água chegou a voltar por 1 hora, mas não foi suficiente para abastecer todos os 6 bairros.
Durante mais de 24 horas moradores que possuíam caixa d ‘água conseguiram aguentar usando apenas o necessário, já quem não tinha condições de esperar ficou realmente com a torneira seca.
Em nota a SANASA informou que na quarta-feira, 31, a subadutora que abastece a Vila Padre Anchieta e região se rompeu e que as equipes iniciaram um reparo de emergência, previsto para terminar no mesmo dia. Para fazer o serviço, é preciso fechar o registro e drenar o local da obra. Como choveu forte naquela tarde, todo o trabalho que tinha sido executado foi perdido e teve de ser interrompido, pois não havia condições das equipes trabalharem naquela situação. Isso atrasou a conclusão da obra.
“Quando a chuva acabou, o trabalho foi retomado e seguiu pela madrugada de quinta-feira, 1. As equipes terminaram o conserto da subadutora às 13h20 de ontem, antes do horário previsto e o abastecimento foi retomado provisoriamente, para atender à população. No entanto, trata-se de um processo lento e a total normalização se deu durante o dia de ontem, e todos os bairros afetados pela interrupção no fornecimento por causa da obra já estão abastecidos”.
A nota diz que nesta sexta-feira, 2, pela manhã, as equipes continuam trabalhando na manutenção da tubulação, que deve ser concluída no decorrer desta sexta-feira, 2. Aqueles imóveis que têm caixa d’água para reservação mínima de 24h, como determina resolução da ARES-PCJ, não vão sentir os efeitos da interrupção. Para aqueles que não possuem caixa d’água, a Sanasa vai disponibilizar caminhão pipa durante o período da obra.