Tem como forçar ser feliz todos os dias? Veja resposta de especialista  

Thauany Barbosa
Thauany Barbosa
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

“O ano só começa depois do carnaval”; para muitos brasileiros esse período é o início para ajustar as metas, planejar e organizar a agenda. Em entrevista para a Novabrasil Campinas nesta quarta-feira, 14,  a psicóloga Mariana Pereira explicou que todo esse ‘reajuste’ tem relação com a saúde mental. 

De acordo com a profissional, é nesse período que acontecem os pensamentos conhecidos como ‘negativos’-  ou seja –  situações irrealistas de fracasso que, consequentemente, acabam refletindo no andamento das propostas estabelecidas durante o ano. Segundo Mariana, um dos temas mais recorrentes do consultório é a felicidade. 

Tem como forçar ser feliz todos os dias ? 

A felicidade está relacionada a momentos; segundo a especialistas, a emoção não está vinculada a extrema alegria, ou grandes feitos, mas sim com situações que se tornam verdadeiras e que carregam um simples significado como: conseguir realizar uma tarefa que há anos estava parada; reencontrar um amigo de longas datas ou até mesmo lembrar uma receita feita por um parente que não está mais vivo. 

Segundo explicou durante a entrevista, a felicidade, por fim, está atrelada a uma mudança de comportamento e pensamento. Ou seja, se determinada situação consegue desestabilizar o emocional de uma pessoa, esse ‘comportamento’ primeiro precisa ser identificado, para,  na sequência, não ser repetido.  

Por exemplo: se todos os dias determinada pessoa fica preocupada se vai chegar atrasada no trabalho e, antes mesmo de começar a se arrumar, fica nervosa com esse pensamento a consequência real é que, de fato, essa conduta vai ser repetida diariamente. Neste sentido, a primeira coisa é identificar a situação chamada de gatilho. 

  • 1° Situação: preocupação com o horário;
  • 2º Consequência: ficar pensando muito, não conseguir realizar as tarefas, se atrasar e ficar triste.  
  • 3º – Mudança: Trabalhar com comportamentos que façam com que o horário seja cumprido. Tentar organizar uma nova rotina.

Parece algo fácil, mas segundo explicou a especialista, o óbvio precisa ser dito, uma vez que mudar hábitos ou padrões são difíceis. Por tanto, é possível forçar novas mudanças para ser feliz todos os dias.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS