SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O suspeito de ter matado o policial da Rota Samuel Cosmo, em Santos, foi preso nesta quarta-feira (14), em Uberlândia, Minas Gerais. A informação foi divulgada pelo secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.
Derrite compartilhou a notícia nas redes sociais. “Recebi a informação de que nossos irmãos da Polícia Militar de Minas Gerais acabam prender o criminoso Kaique Coutinho do Nascimento, vulgo Chip, apontado como assassino do Soldado Cosmo. Obrigado aos policiais por essa importante prisão”, diz a postagem.
A Polícia Militar de Minas Gerais informou que fará uma coletiva de imprensa na noite de hoje para falar sobre a prisão. O soldado de 35 anos morreu no dia 2 de fevereiro após ser baleado no rosto.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo ofereceu R$ 50 mil por informações do paradeiro de Kaique Coutinho. O secretário não esclareceu se a prisão foi feita após alguma denúncia. Segundo Derrite, o suspeito tem antecedentes por tráfico de entorpecentes e histórico como adolescente infrator.
CÂMERA CORPORAL GRAVOU PM DA ROTA SENDO BALEADO
A câmera corporal do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo capturou o momento em que ele foi atingido.
Imagens mostram o soldado acompanhado de mais dois policiais da Rota. Eles andam até o final de uma rua estreita entre casas.
Em um momento, o soldado Cosmo volta sozinho e entra em uma viela, onde saca a arma. Logo depois, ele encontra um homem no cruzamento entre dois becos, é rapidamente atingido e cai no chão.
É possível ver as roupas do suspeito de atingi-lo. De moletom azul, bermuda e chinelos, ele volta para a viela. O vídeo é interrompido depois deste momento.
Soldado foi ferido com tiro no olho; ele foi levado à Santa Casa de Santos em estado gravíssimo e morreu à noite. O crime ocorreu por volta das 17h30 do dia 2 de fevereiro, na avenida Brigadeiro Faria Lima, no bairro Rádio Clube.
Cosmo atuou na Operação Escudo. Na noite de 27 de julho do ano passado, o soldado se envolveu em uma ocorrência na Comunidade da Prainha. Ele e a equipe de Rota faziam patrulhamento e disseram ter trocado tiros com três suspeitos, sendo que um deles foi alvejado e dominado e os outros dois fugiram.
Soldado foi enterrado na cidade de São Paulo. Após velório na sede da Rota realizado de manhã, a cerimônia de sepultamento de Samuel Wesley Cosmo ocorreu no Cemitério do Araçá, zona oeste da capital.
FAMÍLIA DE SOLDADO PEDIU DOAÇÃO PARA VIÚVA E FILHAS
Familiares e amigos do soldado da Rota pediram doações destinadas à viúva nas redes sociais. O agente deixou duas filhas gêmeas pequenas.
Perfis de batalhões de polícia nas redes sociais também divulgam a iniciativa. “Estamos fazendo uma corrente para ajudar a família do nosso soldado Cosmo”, informou uma publicação no perfil do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) da Polícia Militar.
Viúva do soldado confirmou a iniciativa. À reportagem, Amanda Moraes explicou que “amigos e familiares estão fazendo essa vaquinha para ajudá-la”. Ela é mãe das duas filhas gêmeas pequenas do soldado.
As doações devem ser feitas apenas por meio da chave Pix de número de celular: (11) 97798-7349. Ao enviar o valor, deverá aparecer o nome de “Amanda Moraes da Silva”. A viúva ressaltou que este é o único meio de doação. Nenhuma página de arrecadação foi criada na internet por Amanda, amigos ou familiares para receber os valores.
Nas redes sociais, a viúva agradeceu o apoio: “Obrigada por todo e qualquer valor. Ainda não estou conseguindo falar e responder a todas as mensagens de muitos amigos. Obrigada por todas as mensagens. Confesso que leio todas para reunir forças. Obrigada por tudo”.
Redação / Folhapress