Os casos de dengue na cidade de Taubaté aumentaram 270% em 2023, em relação ao ano passado. O período analisado é até o dia 9 de março e, segundo a prefeitura, foram registradas até o momento 925 notificações, contra 257 em 2022.
Das notificações, 85 deram positivo, 820 foram descartadas e há 1 óbito em investigação. No ano passado, foram 22 casos positivo e 325 descartados. Não houve vítimas.
- Saiba também: Anvisa aprova nova vacina contra a dengue
Em todo o país, são cerca de 1,4 milhão de casos de dengue até o momento, um aumento de 172,4% em relação ao ano passado. Já o número de mortes confirmadas pela doença é de 978.
O infectologista Kleber Luz aponta que o clima e a falta de cuidado por parte da população podem explicar os surtos.
A dengue é uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dores abdominais e manchas pelo corpo. Os sintomas duram cerca de uma semana.
O médico Kleber Luz faz um alerta: quem pega dengue pela segunda vez pode apresentar a forma grave da doença.
“É sempre bom lembrar que cada um de nós pode e deve combater a dengue. Verificar o quintal não toma nem 10 minutos da nossa semana. Também é fundamental abrir o portão para as equipes de saúde ajudarem a acabar com os locais onde o mosquito possa se reproduzir”, orienta o médico.
*Edição: Nayara Francesco