Após um ano da tragédia, 518 moradias são entregues em São Sebastião

Após um ano da tragédia, 518 moradias são entregues em São Sebastião
(Foto: Governo SP)

Nesta segunda-feira, 19 de fevereiro 2024, completa um ano da tragédia que matou 64 pessoas após as chuvas extremas que atingiram o Litoral Norte. Além das vítimas, muitas famílias perderam suas casas, que foram levadas e soterradas pelos deslizamentos de terra. Mas hoje, o Governo de São Paulo entregou 518 moradias no bairro Baleia Verde, em São Sebastião, para essas pessoas recomeçarem com segurança e dignidade.

No início do mês, outras 186 famílias também foram beneficiadas na região de Maresias. Ao todo, 704 famílias do Litoral Norte que foram atingidas pelas fortes chuvas receberam novas moradias. O investimento estadual totalizou R$ 260 milhões nos dois empreendimentos.

O Governo de São Paulo priorizou o atendimento de moradores afetados pelos deslizamentos e cadastrados pela CDHU logo após o socorro do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, em fevereiro de 2023. A maioria das famílias que receberam as 518 residências no bairro Baleia Verde morava na Vila Sahy, uma das áreas mais atingidas pelo desastre. A mudança para o novo endereço começa nesta terça-feira (20).

O conjunto possui 30 prédios de quatro pavimentos e 38 casas térreas, sendo 18 delas adaptadas para pessoas com deficiência. Construídos em um ano, os imóveis têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 41 m² de área útil. Nos espaços comuns, há parque infantil, aparelhos de ginástica, quadra poliesportiva, área verde, espaço pet, estacionamento, locais de convivência e centros de apoio ao condomínio.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação coordena a construção de novos empreendimentos – um deles, no bairro Topolândia, também em São Sebastião, que terá 256 unidades e está em fase de licitação.

A cerimônia reuniu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a primeira-dama estadual e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, o vice-governador Felicio Ramuth, os secretários estaduais Marcelo Branco (Desenvolvimento Urbano e Habitação), André Porto (Gerência de Apoio do Litoral Norte), coronel PM Henguel Ricardo Pereira (Casa Militar e Defesa Civil) e Roberto de Lucena (Turismo e Viagens), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Reinaldo Iapequino, deputados, vereadores e as famílias beneficiadas.

Moradias no bairro Baleia Verde

Após um ano da tragédia, 518 moradias são entregues em São Sebastião
(Foto: Governo SP)

As 518 moradias erguidas no bairro Baleia Verde utilizam tecnologia “wood frame”, uma construção pré-fabricada em que os módulos saem prontos da fábrica para montagem no local da instalação.

Largamente utilizada no exterior, especialmente em países e regiões sob condições meteorológicas extremas, a tecnologia de construção pré-fabricada atende a certificações que demonstram isolamento térmico e acústico adequados, além de normas técnicas de desempenho (NBR), em parâmetro equivalente às tradicionais casas de alvenaria.

Todas as famílias atendidas com moradias em Maresias e no Baleia Verde receberam auxílio extra, com kits de eletrodomésticos da linha branca compostos por geladeira, fogão, micro-ondas e tanquinho de lavar roupas, além de botijão de gás, camas, colchões e travesseiros.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS