Elis Regina, Jair Oliveira e mais 3 aniversários da MPB

Dia 17 de março é um dia muito importante para a música popular brasileira! Não somente porque foi o dia em que nasceu uma das maiores vozes da nossa história, a gigante Elis Regina, mas porque – além dela – outras 05 grandes vozes da MPB fazem aniversário no dia de hoje: Lula Queiroga, Jair Oliveira, Tiê e Alice Caymmi.

Em homenagem ao aniversário de Elis, todos os Arquivos novabrasil da programação de hoje serão dedicados a canções da Pimentinha. Então, fica o convite para ligar o rádio e celebrá-la com a gente.

Vamos saber um pouco mais sobre os 05 aniversariantes do dia?

1 – Elis Regina

Elis Regina é, para muitos, a maior voz da nossa música popular brasileira de todos os tempos. Ela nos deixou muito cedo, em janeiro de 1982, com apenas 36 anos. A morte precoce de Elis causou grande comoção no país inteiro. Mas a sua pouca idade não a impediu de transformar a história da música brasileira para sempre. 

Uma das maiores cantoras do mundo, com sua voz primorosa, afinação impecável e interpretação magistral, transformou a MPB para sempre. 

Elis Regina é uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos | Foto: Reprodução

Vida e carreira

Nascida em Porto Alegre, Elis Regina começou a carreira influenciada pelas cantoras do rádio, como Emilinha Borba e Ângela Maria, sua maior fonte de inspiração. Foi também no rádio que ela começou a se apresentar profissionalmente e foi descoberta, como um talento nato, por sua primeira gravadora. Aos 16 anos, gravou seu primeiro disco.

Depois, mudou-se para o Rio de Janeiro e passou a se apresentar em programas de TV, no famoso Beco das Garrafas e também nos festivais de música brasileira.

Sua interpretação avassaladora de Arrastão, canção de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, venceu o 1º Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior, em 1965, e entrou para a história como uma das melhores performances já vistas.

O Fino da Bossa

Depois disso, comandou, ao lado de Jair Rodrigues, o famoso programa O Fino da Bossa, na TV Record, que rendeu a gravação de três discos consagrados. Um deles, Dois na Bossa, foi o primeiro disco brasileiro a vender um milhão de cópias. 

Em 1975, o show Falso Brilhante, protagonizado por Elis, tornou-se um dos mais bem sucedidos espetáculos da história da música nacional e um marco definitivo da carreira da cantora.

Aclamada nacional e internacionalmente, era dona de uma vasta inteligência musical e de uma versatilidade que a permitia transitar de clássicos da MPB ao samba, da bossa nova ao jazz, do rock’n roll aos boleros. Tudo ganhava interpretações extraordinárias na voz de Elis.

A Pimentinha, como era conhecida por sua personalidade forte – apesar da pouca altura – gravou nomes como Adoniran Barbosa, Tom Jobim, Edu Lobo, Milton Nascimento, Belchior, Ivan Lins, Tim Maia e Aldir Blanc, tendo ajudado a lançar muitos desses nomes, divulgando suas obras por meio da sua interpretação única e sofisticada. 

Os sucessos na voz de Elis

Elis Regina foi a primeira pessoa a inscrever a própria voz como um instrumento na Ordem dos Músicos do Brasil. Trazia teatralidade para as canções. Conseguia ser doce, agressiva, introspectiva, de acordo com o que a música pedia. A emoção aflorava a ponto de ela chorar no meio da canção, como na sua interpretação inesquecível de Atrás da Porta, de Chico Buarque e Francis Hime

Entre os maiores sucessos eternizados na voz da mãe de Maria Rita, Pedro Mariano e João Marcelo Bôscoli, estão canções como:

  • Upa Neguinho (de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri);
  • Vou Deitar E Rolar (Quaquaraquaquá) (de Baden Powell e Paulo César Pinheiro);
  • Madalena (de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro);
  • Casa no Campo (de Zé Rodrix e Tavito)
  • Atrás da Porta (de Chico Buarque e Francis Hime)
  • Águas de Março (de Tom Jobim);
  • Fascinação (versão de Armando Louzada para a canção Fascination, de Fermo Dante Marchetti e Maurice de Féraudy);
  • Como Nossos Pais e Velha Roupa Colorida (ambas de Belchior);
  • Romaria (de Renato Teixeira);
  • O Bêbado e a Equilibrista (de Aldir Blanc e João Bosco)
  • Maria, Maria (Milton Nascimento e Fernando Brant); entre tantas outras.

Para saber mais sobre a vida e obra da aniversariante de hoje, acesse a série de áudio-biografias original Novabrasil: Acervo MPB Especial Elis Regina.

2 –  Lula Queiroga

O cantor, compositor, poeta, letrista, cineasta, escritor e publicitário pernambucano Lula Queiroga nasceu em Recife, no dia 17 de março de 1960, e completa 63 anos hoje.

Vindo de uma família de músicos, foi morar no Rio de Janeiro nos anos  80 e, em 1983 gravou – em parceria com o também recifense Lenine – o disco Baque Solto.

Desde então, sempre como artista independente, lançou mais cinco discos solo e compôs inúmeras músicas em parceria com outros grandes artistas, como Pedro Luís, Marcelo Falcão, Zé Renato, Arnaldo Antunes, Braulio Tavares, Ivan Santos, além de Lenine. 

Entre os seus grandes sucessos, estão as canções:

  • Dois Olhos Negros;
  • A Rede;
  • e O Último Pôr do Sol (ambas parcerias com Lenine);
  • e Noite Severina (parceria com Pedro Luís).

3 – Jair Oliveira

Cantor, compositor, instrumentista e produtor musical, Jair Oliveira nasceu  em São Paulo, em 17 de março de 1975, e completa 48 anos hoje. Ele é filho de Jair Rodrigues, um dos maiores nomes da música popular brasileira de todos os tempos, e herdou o talento e a genialidade artística do pai.

Começou sua carreira ainda criança, integrando o grupo musical infantil Balão Mágico. Foi estudar música nos Estados Unidos e, quando voltou, lançou seu primeiro disco – Disritmia – no ano 2000. Desde então, já lançou mais seis álbuns, tendo sido um deles – Selfie, de 2019 – indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. 

Produziu também diversos álbuns da irmã, Luciana Mello. Entre suas principais composições estão as canções:

  • Bom Dia Anjo;
  • Tiro Onda (Pra Onda Não Me Tirar);
  • Voz no Ouvido;
  • Prazer e Luz (parceria com Max Vianna);
  • e Simples Desejo (parceria com Daniel Carlomagno).
Jair Oliveira, Luciana Mello e Jair Rodrigues | Foto: Divulgação.

4 – Tiê

Cantora e compositora, Tiê nasceu em 17 de março de 1980, também em São Paulo, e completa 43 anos hoje. Ela é neta da consagrada atriz Vida Alves e cresceu em um ambiente cheio de arte. Começou a carreira acompanhando Toquinho em suas turnês e, em 2009, lançou o seu primeiro disco, Sweet Jardim. Desde então, foram mais cinco discos lançados, diversos hits em novelas brasileiras e uma carreira de imenso sucesso.

Entre os seus principais sucessos, estão as canções:

  • Assinado Eu;
  • Dois (parceria com Thiago Pethit);
  • a regravação de Se Enamora (versão de Edgard Poças para a canção È L’Amore, de Garofalo, Monti, Vicenzo Giuffré e Giannino Gastaldo);
  • Piscar O Olho (parceria com Plinio Profeta, Rita Wainer e Karina Zeviani);
  • Pra Alegrar O Meu Dia (parceira com Ka e Rafael Barion);
  • A Noite (versão dela, em parceria com Adriano Cintra,  André Whoong e Rita Wainer, para a canção La Notte, de Giuseppe Anastasi);
  • Isqueiro Azul (parceria com Rita Wainer);
  • Amuleto (de Bruno Caliman);
  • e Mexeu Comigo (parceria com Adriano Cintra).

5 – Alice Caymmi

A cantora e compositora Alice Caymmi nasceu em 17 de março de 1990, no Rio de Janeiro, e completa 33 anos hoje. Ela é neta de – ninguém mais, ninguém menos – que o grande Dorival Caymmi, outro dos maiores nomes de nossa MPB. Além disso, Alice também é filha de Danilo Caymmi e sobrinha de Nana e de Dori Caymmi, todos cantores, músicos e compositores. 

Alice começou a carreira aos 12 anos, gravando sua primeira música, Seus Olhos (composição de sua irmã Juliana Caymmi), incluída no álbum da tia Nana Caymmi, Desejo, de 2001. Lançou o seu primeiro disco – autointitulado – em 2012, e – desde então – Alice Caymmi já lançou mais cinco álbuns.

Destaque para os sucessos Tudo o Que For Leve e Meu Recado (parceria com Michael Sullivan). 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS