RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Câmara de Birigui recorre contra decisão que reconduziu prefeito ao cargo

A Câmara Municipal de Birigui (SP) interpôs recurso junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) contra a decisão liminar proferida na última sexta-feira (5), determinando o retorno do prefeito Leandro Maffeis (Republicanos) ao cargo. Maffeis teve seu mandato cassado durante uma sessão extraordinária da Câmara, após a votação do relatório da Comissão Processante (CP) que investigou supostas irregularidades na aquisição de óleos lubrificantes pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Durante a votação, 13 dos 15 vereadores presentes optaram pela aprovação do relatório da CP, resultando na cassação do mandato do prefeito. Com a ausência de um vice-prefeito, o presidente da Câmara, André Fermino (PP), assumiu interinamente a prefeitura até a decisão judicial que determinou o retorno de Maffeis ao cargo.

No recurso apresentado ao TJ-SP, a Câmara de Birigui argumenta que a decisão liminar foi concedida de forma extremamente rápida e questiona a ausência de manifestação do Ministério Público, além de ressaltar que a juíza autora da decisão é irmã da secretária adjunta de Educação da Prefeitura de Birigui, levantando a possibilidade de conflito de interesses.

O órgão legislativo municipal também destaca que a decisão da juíza teria sido fundamentada em questões estranhas ao processo, como alegações de crime e improbidade administrativa, que não estariam sob a competência da Câmara Municipal. Segundo a defesa da Câmara, a cassação do mandato de Maffeis baseou-se em infrações político-administrativas, não em atos criminosos ou de improbidade.

Além disso, a Câmara aponta que o Tribunal de Justiça já havia autorizado a retomada dos trabalhos da CP, o que justificaria a suspensão da liminar que reconduziu o prefeito ao cargo.

Até o momento, a Prefeitura de Birigui não foi intimada sobre o recurso apresentado pela Câmara.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS