“Não vamos perder prazos com a assinatura de contrato, o trem intercidades vai ser uma realidade” diz Tarcísio

Não vamos perder prazos com a assinatura de contrato, o trem intercidades vai ser uma realidade diz Tarcísio
Créditos: Matheus Dias

Em visita à nossa região, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas falou sobre a decisão da Justiça que suspendeu na noite de terça-feira, 23, a concessão do Trem Intercidades, linha que visa conectar as cidades de São Paulo e Campinas.

O Trem Intercidades é um dos principais projetos do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A expansão de serviços de transporte de passageiros em ferrovias é uma prioridade no plano de transporte do governo estadual. A retomada da antiga linha entre a capital e Campinas foi prometida por décadas em gestões do PSDB, e o governo Tarcísio também pretende reativar uma linha férrea entre São Paulo e Sorocaba.

Nos pedidos apresentados à Justiça, o sindicato dos ferroviários aponta problemas no fato de a administração estadual ter optado uma só concessão para vários serviços diferentes. Além de assumir as obras de infraestrutura, o consórcio receberá o direito de operar três serviços diferentes: um expresso de média velocidade, um “trem parador” conectando Jundiaí a Campinas e a linha 7-rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O sindicato argumenta que esse formato impede a concorrência, e que a concessão deveria ter sido separada em lotes.

Tarcísio apontou que “essa questão de judicializações ao longo do processo, incluse pós leilao até a assinatura do contrato, infelizmente é um clássico no Brasil. Toda vez que você está buscando fazer empreendimentos com a iniciativa privada, sempre tem aqueles que não se confomam, que querem tumultuar”.

Apesar da suspensão da concessão, o governador afirmou que está confiante no curso do processo. “Estou muito confiante, na fortaleza dos nossos argumentos. Não vamos perder prazos com a assinatura de contrato, o trem intercidades vai ser uma realidade. O que nós queremos fazer nós vamos fazer”, disse.

SAÚDE

Questionado sobre a falta de leitos no Hospital de Clínicas da Unicamp e em outros municípios da RMC, Tarcísio comentou sobre um projeto de construção de um novo Hospital Regional. “A gente tem trabalhado com os prefeitos da RMC num estudo para a construção de um novo Hospital Regional. Só que antes de fazer isso temos que remobolizar quase mil leitos que estão fechados na região”.

Tarcísio apontou a necessidade da reabertura de leitos para o avanço desse projeto. “Precisamos ver como a demanda vai se comportar. Estamos procurando abrir mais leitos no HC”, afirmou.

MORADIA

Tarcísio esteve em Americana para a entrega de 442 moradias subsidiadas pelo Programa Casa Paulista. O investimento estadual é de R$5,7 milhões e as famílias beneficiadas pelo programa devem ter renda de até três salários mínimos.

O governador seguiu para Hortolândia, onde inaugura a primeira praça da cidadania do interior paulista. O projeto prevê espaços para qualificação profissional e serviços que criam oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS