Depois de 10 dias de greve, cerca de 800 trabalhadores da Sonaca, empresa do segmento aeronáutico de São José dos Campos, encerraram a paralisação após melhorias no plano de saúde e estabilidade no emprego. O acordo entre o Sindicato e a empresa foi aprovado em assembleia, na tarde desta quinta-feira (25).
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a proposta surgiu de três audiências mediadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e negociações diretas entre as direções do Sindicato e da empresa.
Entre as melhorias no plano de saúde, estão previstos no acordo o fim da coparticipação para gestantes e pessoas que tenham dependentes com autismo e a redução da coparticipação para os demais empregados.
Os trabalhadores também conquistaram estabilidade de 60 dias no emprego, a contar do término da greve. Além disso, a fábrica vai arcar com metade das horas paradas com a greve. O restante será compensado pelos empregados.
A empresa informou ao Sindicato que vai contratar um profissional de saúde para atuação no ambulatório da fábrica.
A greve dos trabalhadores da Sonaca começou no dia 16 de abril, após insatisfação com o novo plano de saúde imposto pela empresa. A Sonaca faz parte do setor aeronáutico e é parceira da Embraer.