ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) – A Globo vai realizar edições inéditas do Festival Negritudes, produzido pela emissora desde 2022, em mais capitais. O evento, que discute narrativas negras no audiovisual, terá edições inéditas no Rio de Janeiro e em Salvador, além da tradicional que acontece em São Paulo.
O Rio abre a agenda no próximo dia 17 de maio. O cantor Jorge Aragão, os atores Lázaro Ramos, Taís Araújo, Sheron Menezzes, Zezé Motta e Regina Casé, a jornalista Maju Coutinho, além do produtor KondZilla e o empresário Bruno Rocha, conhecido como Hugo Gloss estão entre os confirmados. Salvador ainda não tem data definida.
O Festival Negritudes, iniciativa da Globo que propõe celebrar e debater as narrativas negras no audiovisual é totalmente gratuito e aberto ao público. O evento também promove em parceria com a APAN – Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro – mentorias sobre carreira e projetos direcionadas exclusivamente a pessoas negras.
Cristovam Ferrara, diretor de Valor Social da Globo, revela os motivos que fazem a Globo promover o evento e expandi-lo neste ano. A estratégia faz parte da agenda de melhor governança da Globo.
No ano passado, segundo relatório divulgado nesta terça (30), a emissora revelou que bateu sua meta de ter atores negros como protagonistas em todas as suas produções inéditas.
“O crescimento do Festival Negritudes é emocionante e nos enche de orgulho. Em apenas três anos, passamos de um evento voltado para público interno e convidados, para três dias inteiros de atividades, em três diferentes cidades do Brasil”, afirmou.
“Edições gratuitas e abertas ao público, com conversas e reflexões necessárias sobre a presença negra no audiovisual brasileiro. Relevância que reitera a importância do olhar para a diversidade e a representatividade em todas as histórias que contamos, potencializando o impacto das boas narrativas audiovisuais para o desenvolvimento da nossa sociedade”, completa Ferrara.
Em 2023, o Festival Negritudes, realizado em São Paulo, reuniu cerca de 2 mil pessoas e foi assistido por mais de cem mil espectadores pelo Globoplay. O projeto tem patrocínio da marca de cosméticos Nivea.
GABRIEL VAQUER / Folhapress