Dia 31 de Maio é o dia mundial sem tabaco, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para realizar uma mobilização global pelo combate ao fumo e seus danos.
Leia mais notícias da região aqui
O cigarro, maior causador de doenças cardiorrespiratórias também é um forte aliado ao desenvolvimento cancerígeno, isso devido a nicotina presente no fumo, principal causador de câncer na boca e na laringe. Além dos malefícios causados aos fumantes, quem convive com usuários também sofre com a fumaça que danifica o sistema respiratório. Doenças como alergia, sinusite, asma podem ser estimuladas pela nicotina.
A dependência pode causar vícios químicos e psicológicos, o que no início poderia ser utilizado como válvula de escape, posteriormente desenvolve efeito reboot, gerando o consumo excessivo da substância. Tal condição, provoca a necessidade de outras intervenções além da suspensão do tabaco. Acompanhamento psicológico ou tratamento para ansiedade são essenciais.
No programa Hora do Vale desta quarta-feira (29), o especialista Jefferson Takehara explicou os malefícios do hábito de fumar. Veja: