MPT-RJ investiga cartilha de Fla e Flu para funcionários do Maracanã

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) notificou o consórcio do Maracanã formado por Flamengo e Fluminense recomendando que não sejam impostos padrões estéticos a funcionários. A dupla incluiu na proposta pela administração do estádio uma cartilha que faz uma série de observações a funcionários que trabalhem no estádio.

O MPT-RJ abriu um procedimento para investigar o caso. O documento foi emitido na última quinta-feira (13).

As recomendações são sobre “não discriminar trabalhadores a partir de padrões estéticos”. Além disso, o órgão também recomenda que o Consórcio forneça aos trabalhadores todos os itens necessários para um desempenho seguro do trabalho.

A cartilha tem uma série de regras. Veta tatuagens e piercings visíveis ao consumidor, exige uso de desodorante e perfumes com moderação na essência. Há exigências sobre tamanho, alinhamento de barba, que sempre tem de estar feita, e cabelo e higiene das unhas.

O documento fala em “manter o mais alto grau de padrão de serviços”. “Assim sendo, a aparência se torna parte essencial para a criação de uma experiência inesquecível. A etiqueta profissional deve ser seguida a todo momento, sem exceções, por todos os funcionários, consistentemente e com padrão de excelência. A etiqueta profissional não se restringe ao cabelo, barba e unhas, mas sim na apresentação como um todo do funcionário”, diz a cartilha.

Haverá punição a quem não seguir as regras. “O descumprimento da apresentação adequada de um funcionário, ou da não aderência às regras da etiqueta profissional, acarretará ações disciplinares a partir da avaliação caso a caso do supervisor e/ou gerente. Exceções serão feitas mediante atestado médico”.

*

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA

“MPT-RJ recomenda que clubes de futebol não exijam padrão estético de funcionários do Maracanã

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) emitiu uma Notificação Recomendatória ao Consórcio Maracanã – Rio 2014, formado por Flamengo e Fluminense, para que se abstenha de impor padrões estéticos de apresentação pessoal aos trabalhadores.

Na última segunda-feira (11/06), foi divulgado pela imprensa que os clubes responsáveis pela concessão do estádio teriam elaborado uma cartilha para funcionários do Maracanã com uma série de exigências estéticas. A partir da notícia, o MPT-RJ abriu um procedimento para investigar o caso.

Na documento, emitido nesta quinta-feira (13) (13/06), além de não discriminar trabalhadores a partir de padrões estéticos, o MPT também recomenda que o Consórcio forneça aos trabalhadores todos os itens necessários para um desempenho seguro do trabalho, inclusive calçados antiderrapantes.”

O QUE INCLUI A CARTILHA

– Uniforme: o uniforme deve ser utilizado de maneira apropriada, conforme explicado na entrega do mesmo. Alterações sem o consentimento do gerente não serão aceitas. O uniforme deve estar sempre limpo e passado.

– Crachá: parte do uniforme, deve ser usado do lado esquerdo do peito de forma visível. Ao entrar no Complexo, o funcionário usa seu crachá de forma adequada durante todo o tempo. O crachá deve ser mantido limpo e sem qualquer alteração não consentida pela gerência.

– Sapatos: o funcionário tem a responsabilidade de providenciar sapatos antiderrapantes, seguros, em bom estado e limpos para o trabalho. A sola será de borracha para maior segurança.

– Broche: o uso de broches pessoais ou qualquer tipo de acessório pessoal não são admitidos no trabalho.

– Chapéu/boné: não são aceitos

– Cabelo: cabelo limpo, penteado de forma apresentável é essencial. Para mulheres: cabelos mais compridos que os ombros devem ser mantidos presos em coque, trançado ou em rabo de cavalo. Para os homens: corte profissional que não estenda cabelos na nuca ou cubra as orelhas. Qualquer corte extremo, desenhos e aplicações de tinturas excêntricas não são permitidos. A discrição deverá ser mantida no local de trabalho.

– Cabelo facial: uma barba feita será essencial. No entanto, barba, bigode e costeletas serão aceitas se aparadas uniformemente.

– Unhas: homens: deverá sempre manter as unhas limpas e aparadas. Mulheres: unhas limpas e se pintadas, em boas condições e com discrição.

– Higiene: o uso de desodorante será essencial. O uso de perfume será permitido, porém a essência deverá ser discreta.

– Tatuagens e piercings: o uso de tatuagens e piercings visíveis não serão permitidos.

– Acessórios: brincos, colares e anéis são permitidos desde que pequenos e discretos.

– Maquiagem: o uso de maquiagem é permitido devendo ser discreta e natural.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS