SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O judoca Rafael Macedo perdeu para o espanhol Tristani Mosakhlishvili medalhista do bronze no Mundial de 2024 nas quartas de final e disputará a repescagem da categoria até 90kg na Arena Campo de Marte. A luta acontece ainda nesta quarta-feira (31), às 11h (de Brasília).
Apesar do revés, o brasileiro tem chance de disputar o bronze. Para isso, o brasileiro precisa vencer o coreano Juyeop Han na repescagem. O embate é o quinto do tatame 1.
O QUE ACONTECEU
Rafael sofreu um waza-ari no contragolpe, perdeu para o espanhol e caiu para a repescagem. Tristani encaixou o golpe no último minuto da luta, dando pouco tempo para o brasileiro tentar empatar o confronto.
Antes, o brasileiro venceu o romeno Alex Cret com uma chave de braço no golden score. Rafael teve um início de luta complicado, mas evitou os golpes do romeno e levou para o golden score Ele, porém, conseguiu encaixar uma chave de braço e avançou para as quartas.
Na estreia, Macedo venceu o holandês Noel vant End, no golden score. Vant End tentou evitar um golpe do brasileiro, acabou mergulhando de cabeça em lance semelhante ao que culminou na eliminação da brasileira Rafaela Silva recebeu o terceiro shidô e se despediu da competição.
Rafael disputa as Olimpíadas pela segunda vez, e tenta um pódio inédito. Nos Jogos de Tóquio ele acabou eliminado na estreia em apenas 30s de luta.
Ele é o 11º no ranking mundial da categoria e tem dois bronzes em Mundiais. Rafael Macedo tem 29 anos.
O judoca integra o time brasileiro que brigará por medalha na equipe mista. A competição acontece neste sábado (3) a partir das 5h (de Brasília).
Redação / Folhapress