SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O cenário previsível se confirmou. A seleção dos Estados Unidos venceu Porto Rico por 104 a 83 neste sábado (3), no Estádio Pierre Mauroy, em Lille, e enfrentará o Brasil nas quartas de final do basquete masculino nas Olimpíadas de Paris.
O duelo está marcado para a próxima terça-feira (6), com horário a definir. A organização dos Jogos Olímpicos ainda confirmará o chaveamento completo do mata-mata falta o duelo entre Sérvia e Sudão do Sul, às 16h (de Brasília), para a conclusão da fase inicial.
O Brasil, 3º colocado do Grupo B, só poderia enfrentar uma das duas melhores seleções da fase inicial. O ‘Dream Team’ teve aproveitamento de 100% e o melhor saldo de pontos (64). A Alemanha, dona da segunda melhor campanha, não poderia fazer duelo com o Brasil porque ambas equipes estavam na mesma chave.
Como foi o jogo
Porto Rico assustou o Dream Team. Praticamente eliminada quando entrou em quadra, a seleção porto-riquenha se motivou com a possibilidade de enfrentar os atuais tricampeões olímpicos. Jose Alvarado, armador do New Orleans Pelicans, comandou a possível zebra: anotou nove pontos e deu uma assistência no primeiro quarto. Porto Rico chegou a abrir oito pontos e fechou o período inicial com cinco de vantagem.
O jogo voltou à normalidade no segundo quarto. As principais estrelas norte-americanas passaram a converter arremessos com maior eficiência. LeBron James, Stephen Curry e companhia dividiram responsabilidades e colocaram os EUA em vantagem de 19 pontos (64 a 45) no intervalo.
Segundo tempo de poucas emoções. A ampla margem aberta pelo Dream Team continuou a aumentar. Sem desafio competitivo, o jogo serviu para LeBron exibir suas enterradas e para Embiid e Tatum, titulares hoje, encontrarem seu ritmo nas Olimpíadas. Ambos alcançaram neste sábado suas melhores pontuações em Paris (11 e 10, respectivamente).
Anthony Edwards com fome de jogo. O jovem astro do Minnesota Timberwolves fez o máximo de seus minutos saindo do banco. Com belas enterradas e arremessos certeiros de três, o ‘Ant-Man’ foi cestinha da partida, com 26 pontos.
A derrota confirmou a eliminação já esperada de Porto Rico. A equipe precisava vencer os EUA e tirar diferença considerável no saldo para Sérvia ou Sudão do Sul o cenário menos complicado exigia tirar 42 pontos de saldo contra os africanos.
Seleções classificadas às quartas de final
– Canadá (líder do Grupo A)
– Alemanha (líder do Grupo B)
– EUA (líder do Grupo C)
– Austrália (2ª do Grupo A)
– França (2ª do Grupo B)
– Sérvia ou Sudão do Sul (2º do Grupo C)
– Brasil (um dos melhores terceiros colocados)
– Grécia ou Sérvia ou Sudão do Sul (um dos melhores terceiros colocados)
ARTHUR MACEDO / Folhapress