A 27ª edição da Bienal do Livro de São Paulo começa nesta sexta-feira (6) e vai até 15 de setembro, na capital. Este ano, o evento vai reunir mais de 330 autores nacionais e internacionais, entre eles a autora independente de São José dos Campos, Nicole Oliveira.
Leia mais notícias da região aqui
Esta é a 3ª edição da Nicole como autora. Ela conta que gostou de escrever, mas acabou se afastando deste sonho. Durante a quarentena da pandemia da Covid-19, o mundo da literatura voltou para sua rotina como um mecanismo de escape que a permitiu manter a saúde mental.
Nicole começou escrevendo fanfics numa plataforma online com um pseudônimo, mas depois publicou suas histórias de forma independente na ‘Amazon’. Hoje existem 4 livros publicados, sendo 2 romances e 2 novelas, publicados com autoria e coautoria de Nicole Oliveira.
A Bienal pelos olhos da escritora
Para a autora, a Bienal é o momento para colher os frutos do trabalho com a escrita. O local onde leitores, autores e influenciadores literários encontram-se para ter uma troca pessoalmente. É escutar ao vivo uma pessoa falando o quanto adorou a história, como a protagonista é parecida com ela ou como se apaixonou pelo par romântico criado no livro.
Esta é a 3ª edição da Nicole como autora, mas há momentos que sempre emocionam. “Escutar ao vivo alguém falando o quanto adorou sua história e como sua protagonista é parecida com ela ou como se apaixonou pelo par romântico que você criou.”
Caminhada da autora
A história da escritora com a Bienal do Livro é muito mais antiga do que as duas últimas edições. Antes de publicar, a autora já ia ao evento há muitos anos com a família “Quando não era a Bienal de SP, íamos na Bienal do Rio, minha família é da baixada fluminense. Então o ambiente é muito confortável e familiar para mim”.
Ela também teve a honra de conhecer autores de quem era fã no evento, como Thalita Rebouças e Mauricio de Sousa. Agora a joseense pode estar no lugar deles e precisou de muita determinação e coragem para chegar lá.
“Em 2022, fui com 500 marca páginas e um sonho. Tinha acabado de publicar minha primeira novela, não conhecia quase ninguém do meio editorial e senti muita vergonha de abordar as pessoas, mas entreguei os 500 marca páginas em um dia.”
Nicole Oliveira – autora independente de São José dos Campos
Nicole conta que participou novamente do evento em 2023, no Rio de Janeiro, ainda com a mesma energia sonhadora: “fui apenas um dia com uma mala e um sonho, já tinha 3 livros publicados e senti minha evolução por ter sido reconhecida por leitores e produtores de conteúdo. Sem contar no gás que me deu para continuar.”
Com orgulho da evolução no decorrer destes anos, a autora contou que em 2024 seus livros serão expostos em um stand de uma editora que acolheu seu trabalho, a PS Edições. Apesar de publicar de forma independente, ela conta que terá sua sessão de autógrafos no stand e que é a realização de um sonho para ela.
Além da divulgação do trabalho online, o contato ao vivo que a Bienal do Livro proporciona também foi muito enriquecedor para fazer networking e estreitar os laços com os seguidores e leitores responsáveis por tornar o trabalho da autora possível.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Gabriela Pacheco