Quatro cidades da região do Vale do Paraíba tiveram focos de incêndio ativos nas últimas 24 horas, de acordo com os dados atualizados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, nesta terça-feira (10). Os municípios de Bananal, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Cunha sofreram queimadas florestais.
Em Bananal, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação nativa e uma área de pastagem na Região Sertão do Hortelã, localizada na Serra da Bocaina. A Defesa Civil do município, o Corpo de Bombeiros e brigadistas voluntários atuaram para apagar as chamas que atingiram cerca de 236 hectares, o que corresponde a mais de 330 campos de futebol.
Na cidade de Campos do Jordão, a queimada começou no fim da manhã de segunda-feira (9) e atingiu um morro no bairro Fracalanza próximo à Santa Casa. Segundo a Defesa Civil do município, as equipes passaram o dia todo combatendo o incêndio e ainda não se sabe a proporção da área atingida.
Em São Bento do Sapucaí, uma Área de Proteção Ambiental (APA) foi atingida pelas chamas, no fim da tarde de segunda-feira (9). O fogo que se espalhou pela vegetação nativa teve início na beira da rodovia. A suspeita é que seja uma queimada criminosa. Equipes da Defesa Civil municipal, Fundação Florestal e as Brigadas Pinho Bravo e Montes atuaram no combate ao incêndio até o início da madrugada desta terça (10).
No município de Cunha, o incêndio começou no domingo (8) e o fogo continuou até a noite de segunda-feira (9). Aproximadamente 10 hectares de uma área de mata e vegetação natural foram atingidos no Morro do Cilindro, localizado no Parque Nova Cunha. A área corresponde a mais de 14 campos de futebol.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou ontem imagens dos mapas do nível de risco de queimadas para esta semana. No momento, os focos de incêndio no Vale do Paraíba foram extintos.
Veja a lista de cidades do estado de São Paulo com focos de incêndio atualizada às 11h40 desta terça-feira:
- Mairiporã
- Bananal
- Campos do jordão
- Cunha
- São bento do sapucaí
- Bom jesus dos perdões
- Morungaba
- Valentim gentil
- Altinópolis
- Dois córregos
- Santo antônio do aracanguá
- Itirapuã
- Pedregulho
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Marcus Barreto