Campanhas do PT e PL em Fortaleza falam em combater fake news na reta final

FORTALEZA, CE (FOLHAPRESS) – As campanhas do PT e do PL na eleição à Prefeitura de Fortaleza alertaram apoiadores sobre a disseminação de fake news na reta final do primeiro turno. O deputado federal André Fernandes (PL) e o deputado estadual Evandro Leitão (PT) aparecem numericamente à frente dos demais candidatos nas pesquisas de intenção de votos.

O pleito, porém, permanece indefinido e há quatro candidatos com chances de avançar para o segundo turno. Segundo pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, André Fernandes tem 27% das intenções de voto, Evandro Leitão, 25%, Capitão Wagner (União Brasil), 17%, e José Sarto (PDT), prefeito que tenta a reeleição, 15%. A margem de erro do levantamento, contratado pelo jornal O Povo, é de três pontos para mais ou para menos.

Em caminhada no bairro Planalto Ayrton Senna na noite de quarta-feira (2), Fernandes afirmou a apoiadores que seus adversários irão “mentir daqui para frente” e “inventar histórias” a seu respeito. “Nesses quatro dias, desmintam todas as fake news, vamos derrubar as narrativas”, afirmou de cima de um carro de som para apoiadores.

Em seguida, disse que não duvidava, inclusive, que suas redes sociais pudessem ser derrubadas, “porque o sistema é bruto e covarde”. “Se eles percebem que somente chamando vocês nas redes sociais a gente consegue juntar essa multidão, porque não acreditar que a qualquer momento eles podem simplesmente derrubar as nossas redes sociais?”, afirmou o candidato.

Fernandes tem afirmado ao longo da campanha eleitoral que é um candidato contra o sistema e a velha política. Na quarta, disse que esperava ataques de Evandro, porque ele é do PT, mas que sentiu como se tivesse sido “apunhalado nas costas” por Capitão Wagner, já que o apoiou no passado.

Um integrante da equipe do deputado afirma que em todas as campanhas sempre os candidatos precisam se defender de ataques, mas avalia que, desde que Fernandes passou a crescer nas pesquisas, ele virou alvo preferencial dos adversários, sendo atacado por notícias falsas. Recentemente, Wagner e Sarto usaram trechos de vídeos antigos do deputado, que é ex-youtuber, para desgastar sua imagem.

Em evento na manhã desta quinta-feira (3), o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que atua como um dos principais padrinhos políticos de Evandro na disputa pela capital cearense, também alertou sobre as fake news. Camilo entrou de férias da pasta para se dedicar às eleições no Ceará, e, principalmente, Fortaleza.

Em fala breve ao lado de Evandro antes de começar uma caminhada no bairro Castelão, o ministro disse que os adversários do petista “estão desesperados”.

“Estamos na reta final das eleições, o voto vai definir o futuro dos próximos quatro anos da nossa cidade, dos nossos filhos e dos nossos netos. Eles estão desesperados, colocando fake news, mentiras, todos tentando atingir o Evandro, que é o candidato do Lula, do Camilo, do Elmano e da maioria do povo de Fortaleza”, afirmou.

Evandro se filiou ao PT em dezembro passado -antes, era do PDT. Na primeira pesquisa Datafolha, em junho, apareceu em quarto lugar, com 8% de intenção de votos A estratégia de sua campanha foi atrelar a ele a imagem de Lula e Camilo, sobretudo, diante da alta aprovação dos dois no estado.

À Folha de S.Paulo o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), critica a disseminação de fake news na disputa.

“A campanha em Fortaleza está movida pelo vale tudo, tudo é possível. É preciso ter cuidado com tudo e nós temos que combater as notícias falsas enfrentando com propostas, denunciando e pedindo providências por parte da Justiça Eleitoral. O remédio é avermelhar a cidade no dia da votação”, afirma.

VICTORIA AZEVEDO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS