Flamengo leva a melhor sobre o Vasco na abertura do NBB

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Está aberta a 17ª edição da principal liga do basquete brasileiro. O Flamengo levou a melhor sobre o R10 Score Vasco da Gama e venceu o Clássico dos Milhões por 59 a 50, no duelo que inaugurou a temporada 2024/2025 do NBB (Novo Basquete Brasil), na tarde deste sábado (12), no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ). O jogo foi marcado pela força física das defesas, o que gerou aproveitamentos muito baixos das duas equipes no ataque e, consequentemente, pontuação baixa.

Vasco e Flamengo fizeram poucos pontos ao longo de toda a partida. Além do mau desempenho das equipes nos arremessos de quadra e nos lances livres, as equipes também cometeram muitos erros e os ataques foram barradas pelas defesas adversárias. A situação deu indícios de que melhoria no último quarto, mas o rendimento caiu na reta final. Diante desse cenário, o Flamengo teve as rédeas do placar durante praticamente todo o tempo e conseguiu sair vitorioso.

Fazendo sua estreia no NBB, o argentino Gallizzi foi o principal nome da partida, com 16 pontos e oito rebotes. Gui Deodato marcou 12 pontos, enquanto Shaq Johnson e Lucas Siewert anotaram nove cada. Marquinhos, que anunciou sua aposentadoria para o final da temporada, foi o cestinha do Vasco com 14 pontos. Jamaal anotou nove pontos.

Próximo compromisso

Depois de se enfrentarem na estreia, agora Vasco e Flamengo terão um adversário em comum, o Farma Conde/São José. As duas equipes viajarão para o Vale do Paraíba, em São Paulo, para visitar a equipe paulista. O Vasco jogará na terça-feira (15), às 19h30 (horário de Brasília), enquanto o Fla duelará na quinta-feira (17), no mesmo horário.

Atual vice-campeão, o Flamengo é o maior campeão da história do NBB, com sete títulos. No entanto, a equipe carioca vive um jejum de três temporadas sem erguer o troféu da liga – o Sesi Franca é o atual tricampeão. Enquanto isso, o Vasco disputa faz sua segunda participação seguida no NBB desde que retomou seu projeto no basquete. No ano passado, a equipe parou nas quartas de final.

Como foi o jogo

O Vasco marcou os cinco primeiros pontos e tomou as rédeas do placar logo no início, mas o Flamengo rapidamente passou a frente, com bolas de três de Balbi e Siewert e uma bandeja de Galizzi. A partir daí, o aproveitamento dos times caiu muito e apenas três cestas de quadra foram marcadas na metade final do primeiro período. O Vasco teve leve vantagem e terminou a parcial com vitória de 14 a 11.

Para o segundo quarto, a tônica se manteve. O jogo físico se sobressaiu e as defesas fizeram a diferença, o que fez com que o duelo tivesse poucos pontos. Mandante da partida, o Gigante da Colina chegou a abrir cinco pontos, mas estagnou e ficou sem pontuar nos quatro minutos finais do período. O Flamengo marcou oito pontos, passou a frente e foi para os vestiários com vantagem de 25 a 22.

Ainda que longe de seu ideal ofensivo, o Rubro-Negro voltou melhor para o segundo tempo. A equipe anotou uma boa sequência e chegou a abrir 11 pontos de vantagem. A partir daí, a diferença se manteve. O Vasco ensaiava uma reação, mas o Flamengo logo cortava. No fim do terceiro período, o jogo ficou faltoso e as equipes cobraram muitos lances livres, mas sem conversões eficazes. O Flamengo manteve a liderança no último quarto e conseguiu a vitória por 59 a 50.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS