*Por Bárbara Belan
A Cainiao, empresa de logística do grupo Alibaba, inaugurou um centro de distribuição em Campinas. A instalação está estrategicamente posicionada próximo ao Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Viracopos, ocupando uma área de 5.600 metros quadrados, e integra os planos de expansão do grupo na América Latina.
O investimento do grupo Alibaba na cidade inclui a construção das instalações no local do antigo terminal de passageiros, além da compra de equipamentos e a contratação de recursos humanos para operar o centro. Segundo a Prefeitura de Campinas, a chegada do novo centro deve criar mais de 200 empregos diretos e mais de mil indiretos, em áreas como logística, operações, tecnologia da informação e serviços auxiliares.
Para o secretário de Finanças de Campinas, Aurílio Caiado, a desburocratização e a redução de impostos foram fatores essenciais para atrair empresas desse porte para a cidade.
Além de gerar empregos, o centro de distribuição da Cainiao visa expandir a oferta de produtos no Brasil, diversificar os canais de venda e fortalecer parcerias com empresas locais. A expectativa é que as operações no novo espaço comecem ainda este ano.
A Cainiao já operava no Brasil desde o ano passado, com um armazém compartilhado em Guarulhos. No entanto, o plano principal sempre foi transferir as operações para Campinas, a fim de construir uma sede maior. A ideia agora é transformar o novo centro em Viracopos no hub logístico da Cainiao para toda a América do Sul.
Com a ampliação das operações, a expectativa é que sejam arrecadados mais de R$ 2 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais a partir da atividade no aeroporto de Viracopos.