Os alagamentos na região da Baixada Santista é um problema que afeta todas as nove cidades de forma recorrente. Entretanto, São Vicente tem se destacado pelas obras e instalações para melhorar os problemas de alagamento. Dessa forma, a prefeitura cria um dos maiores planos de combate as enchentes na história da cidade, que avança cada vez mais nas obras.
Com mais de 700 metros, o canal da Avenida Eduardo Souto passou por reestruturação em toda a sua extensão, ampliando o escoamento. As obras estão sendo finalizadas, com quase 100% dos trabalhos já executados, restando algumas interligações de microdrenagem e acabamentos nas travessias das ruas Stélio Machado Loureiro e Antero de Moura.
A reestruturação do canal vem sendo acompanhada por um grande plano de reurbanização também na área externa. Com a pavimentação sendo realizada em todo o trecho e a adequação da infraestrutura da região no combate às enchentes e, consequentemente, a mobilidade urbana.
Paralelamente, o munícipe pode se deparar com avanços já na instalação dos conjuntos de comportas que compõem o projeto. As estruturas contribuirão no controle do fluxo das águas vindas das chuvas e alta da maré, criando um sistema de drenagem que bloqueia as inundações sobre os canais.
CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP! A NOTÍCIA CHEGA NA PALMA DA SUA MÃO!
Em geral, sete conjuntos serão contemplados no munícipio, com instalações concluídas no Sambaiatuba, em andamento no Pompeba, Dique das Caixetas, Castelo Branco e Jóquei, e a serem efetuadas no Dique do Piçarro, Divisa e trecho final do Sambaiatuba. O investimento é fruto de articulação entre Prefeitura e Governo do Estado, que destinou o recurso de R$45 milhões ao Município, sendo R$25 milhões para drenagem.
“Nossa condição financeira inviabiliza grandes investimentos, mas como prefeito, meu papel é lutar pelo vicentino e buscar soluções. Essas obras são bem significativas para mim.” Declara o prefeito Kayo Amado. “Mostram que, com força de vontade, planejamento e execução, a gente consegue. O maior projeto de combate às enchentes da história de São Vicente”, finaliza.
Desenvolvimento
As intervenções de combate às enchentes compõem um grande planejamento de infraestrutura traçado pela Administração Municipal de São Vicente. Com entregas também na mobilidade urbana, comércio e turismo
Vale lembrar que segue em tramitação o lançamento do programa ‘Rios Vivos Baixada’, pleiteado pelo Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista) – presidido pelo prefeito Kayo Amado -, que consistirá na destinação de recursos do Estado para o desassoreamento de rios e canais em toda a região.