Avião que caiu em Santa Branca fazia transporte aeromédico, diz Polícia Civil

Cinco pessoas estavam na aeronave - inclusive um médico e um enfermeiro - e ninguém sobreviveu.

Avião que caiu em Santa Branca fazia transporte aeromédico, diz Polícia Civil
Polícia Civil realiza perícia no local do acidente. Foto: Pedro Coralia/TV Thathi SBT

O avião que caiu após colidir contra um morro no limite entre Paraibuna e Santa Branca, durante a tempestade que atingiu a região na noite de quarta-feira (23), carregava insumos médicos. Cinco pessoas estavam na aeronave – inclusive um médico e um enfermeiro – e ninguém sobreviveu.

Leia mais notícias da região aqui

A informação foi confirmada pela Polícia Civil. Segundo o boletim de ocorrência, a aeronave fazia um “voo de Evacuação Aeromédica (MEDEVAC), popularmente chamado de transporte aéreo hospitalar”.

Responsável pelo avião, a empresa de táxi aéreo Abaeté Aviação divulgou uma nota sobre o acidente, que informa que um médico e uma enfermeira estão entre as vítimas.

“Na aeronave, estavam cinco pessoas, todos colaboradores da empresa: comandante, piloto, médica, enfermeiro e mecânico (…) Segundo informações das autoridades locais, a aeronave foi encontrada, sem sobreviventes. A empresa está acolhendo as famílias e oferecendo todo o suporte necessário nesse momento de dor”, disse o documento.

A empresa, no entanto, informou que não sabe qual foi a causa do acidente.

A queda

Um avião de pequeno porte bateu em um morro e caiu em uma área de mata próxima à Estrada do Caeté, no limite entre Paraibuna e Santa Branca, no Vale do Paraíba, no final da tarde de quarta-feira (23), durante a tempestade que atingiu a região.

Um vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra os destroços após a queda (veja abaixo). Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o avião era um Embraer-121 Xingu, modelo turboélice com capacidade para oito pessoas. A corporação informou que a aeronave partiu de Florianópolis-SC e seguia para Belo Horizonte-MG para reabastecer. O destino final era Salvador.

Avião caiu em região de mata próxima à Estrada do Caeté, no limite entre Paraibuna e Santa Branca. Foto: Reprodução/Google Maps

Na madrugada de quinta-feira (24), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Paraibuna, que foram acionados para atender a ocorrência, confirmaram que a aeronave era tripulada por cinco pessoas – quatro homens e uma mulher – que não sobreviveram à queda. As identidades dos tripulantes, no entanto, não haviam sido divulgadas até a publicação desta reportagem.

Os destroços da aeronave foram encontrados pelos bombeiros por volta das 23h. Foi identificado que haviam pedaços do avião em um raio de 300 metros do local da queda. Por causa da falta de iluminação e da chuva, a área foi isolada e os trabalhos foram paralisados por volta da 1h.

Na manhã desta quinta-feira (24), as equipes retornaram ao local. O comandante do Corpo de Bombeiros do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Major Paulo Reis, informou, em entrevista à TV Thathi SBT, que são aguardadas as chegadas da Polícia Científica e de técnicos da Aeronáutica para a retirada dos corpos.

Veja o vídeo que mostra os destroços do avião após a queda:

Vídeo: Reprodução/Redes sociais

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS